Pages

Bateroterapia cria exercícios para o corpo e a mente


O projeto criado por músico brasileiro provoca melhora na movimentação do corpo e bem-estar em todas as idades

Com uma mistura entre música e terapia, a bateroterapia é uma boa alternativa para quem deseja bem-estar no seu corpo. O baterista Gus Conde, 39, é o idealizador do método, que foi desenvolvido em parceria com fisioterapeutas da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles).

Com foco preferencial na terceira idade, o projeto existe desde 2006, após um idoso procurá-lo para aulas de bateria. “Não temos um público-alvo só, mas o pessoal com mais de 60 anos tem um benefício maior, então focamos cada vez mais na terceira idade”, diz Conde. 

A bateroterapia é baseada em quatro pilares do bem-estar: coordenação motora e equilíbrio; foco e raciocínio; consciência corporal e alongamento; memória. Além disso, combina exercícios rítmicos e fisioterapêuticos em aulas praticadas gratuitamente em unidades do Sesc pelo Brasil.

O fisioterapeuta Rafael Oliveira foi um dos colaboradores do projeto do músico e não tem dúvida sobre a qualidade da terapia. “Em uma hora ele prende a atenção de todos e cria uma dinâmica que às vezes demoramos em um mês dentro da clínica”.

Os interessados não necessitam exatamente do instrumento para fazer os exercícios, pois é possível praticar o método em uma cadeira, por exemplo. 

Gus se mostra bem satisfeito com os resultados do método.
“. Uma palavra que resume bem isso para mim é ‘realização’”. Mesmo que a pessoa aplique uma pequena porcentagem do que é ensinado, essa aprendizagem já conta no dia a dia. Ouço várias vezes que, após as sessões, eles conseguem subir escada sem corrimão e executar tarefas diárias que antes não realizavam”, conclui Conde.

Texto: Daniel Faria
Foto: Divulgação 

0 comentários: