Pages

Jogando com Alegria gera incentivo por meio do futebol


O projeto investe na paixão nacional que é o futebol para tirar crianças do mau caminho

O papo inicial leva para uma longa conversa, mas logo em seguida o início de um treinamento muito especial: é assim que o construtor civil Gladston Santos Meneses, 41, desenvolve o projeto de futebol “Jogando com Alegria” voltado a crianças e adolescentes do bairro Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá.

O projeto existe há quatro anos e atende gratuitamente cerca de 150 jovens carentes. Gladston viu a oportunidade de arrancar sorrisos e, principalmente, tirar os jovens das ruas a partir de sua paixão pelo futebol. O construtor civil reuniu amigos e vizinhos para ajudarem a bancar a aquisição de material esportivo e outras despesas da escolinha. A receptividade foi imediata. “Logo na primeira semana já percebemos que seria um grande sucesso no bairro por conta da procura de famílias me ligando.”

A idade dos jogadores varia entre 6 e 18 anos, divididos por categorias, e o treino tem duas horas de duração em turmas da manhã e tarde. Gladston vê com bons olhos atrair tantas pessoas para os treinamentos. “Gosto de ver essa ‘molecada’ jogando e treinando”. Mesmo  quando há um número menor de alunos isso não o desanima. “Um treino com 50, 60 crianças já é o suficiente para eu me animar e dar continuidade no projeto”, comenta Gladston.

O ex-goleiro Vinícius Moura, 27, que tem passagens por equipes de Portugal, é um dos conselheiros do projeto e ressalta a transformação ocorrida entre os jovens que participam da escolinha. “Eles têm mudado os hábitos, o modo de agir. Também fazem a diferença dentro do projeto e no bairro que residem.” Mas nem tudo é positivo no “Jogando com Alegria”. O conselheiro admite que há necessidade de material, mas nem sempre as parcerias existentes são suficientes.

Por isso, Moura frisa a importância de a comunidade contribuir com o projeto com doação de material esportivo ou qualquer outra colaboração. Os interessados podem entrar em contato pelo e.mail: gladstonmeneses@hotmail.com.

Texto: Daniel Faria
Foto: Divulgação 

0 comentários: