Pages

Natal começou mais cedo na Vila Matias


O evento Natal no Coração, tradicional na Paróquia Imaculado Coração de Maria, chega à 12ª edição

Árvores, enfeites, presentes e Papai Noel. Para os cristãos, Natal é muito mais do que festas e presentes. O nascimento de Jesus Cristo é uma data sagrada e para resgatar o sentido original da comemoração, a Paróquia Imaculado Coração de Maria, localizada na Avenida Ana Costa,74, realiza todos os domingos, até seis de janeiro, o auto de Natal. Os eventos, que ocorrem após a missa das 19h00, começaram no mês de outubro.

 “As pessoas estavam dando um sentido muito mais comercial, muito mais mundano do que o sentido verdadeiro que é o nascimento de Jesus. Isso é uma festa cristã, não é uma festa do mundo”, disse o padre responsável pela paróquia, Claudio Scherer.

O projeto surgiu em 2006 e a primeira ideia foi montar um presépio em tamanho natural na frente da igreja. “Começamos de uma forma simples, uma barraquinha com manequins e aí mantivemos a representação do nascimento de Jesus ano após ano”, relembra o padre.

Com a colaboração da comunidade e de alguns apoiadores, a ideia cresceu, e o evento ganhou espetáculos dentro e fora da igreja, apresentações pela cidade e os manequins foram substituídos por esculturas da artista Dilma Carvalho. “Iniciamos em 2012 com as primeiras peças, a sagrada família. Em 2013 aumentamos e acrescentamos os reis magos, e em 2016 vem os animais, a vaca,ovelha, burro, camelo”, relata o pároco.

Em sua 12ª edição, o Natal no Coração conta com atrações musicais e participação de toda a comunidade. Musicista e voluntária, Andréia Vital foi convidada deixa as noites mais harmoniosas cantando e ensaiando com as crianças. “O que mais me motiva é a alegria de poder levar o verdadeiro sentido do Natal através da música”, diz ela.

Uma das colaboradoras das atividades, Rosely Souza participa do projeto desde a primeira edição e segundo ela, “é gratificante trabalhar com as crianças e com a comunidade para a chegada do menino Jesus”. Ela acrescenta que “as pessoas só pensam no Papai Noel e não se recordam do real sentido natalino”.

Daniel Almeida, integrante da comunidade, acredita que o auto de Natal traz a união e reforça o que o Natal simboliza. “Cada vez mais o evento busca ser mais bonito, pra diferenciar e chamar a atenção”, diz ele.

A programação pode ser acompanhada na página do evento no facebook ou pelo site oficial.

Texto: Beatriz Rosa
Foto: Divulgação 

0 comentários: