Pages

Time alemão tenta se desligar das raízes nazistas


O clube alemão Schalke 04, que teve ao longo do Terceiro Reich (1933- 1945) sua maior glória desportiva na liga alemã e tinha Hitler como um dos seus torcedores mais ilustres, procura atualmente se desvencilhar dessa imagem ligada ao nazismo.

Durante o período do governo nazista o clube alemão da cidade Gelsenkirchen venceu seis vezes a Bundesliga (1934, 1935,1937,1939,1940 e 1942), além da Copa da Alemanha de 1938.

 Os bons resultados dentro de campo não foram deixados de lado pelo ministro de propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, que tratou de usar o sucesso do Schalke 04 em suas propagandas nazistas.

Após a queda do Terceiro Reich em 1945, os “azuis reais” viram sua hegemonia desmoronar diante da ascensão do Borussia Dortmund. O último caneco vencido pelo Schalke 04, no pós-guerra foi em 1958.

A equipe de Gelsenkirchen foi fundada no dia 4 de maio de 1904 com o nome de Westfalia Schalke por trabalhadores braçais e mineiros germânicos. O nascimento deu-se no bojo da crescente exploração das minas por indústrias na região do Vale do Ruhr.

Para Gabriela Maria, aluna de relações internacionais da Universidade Católica de Santos (UniSantos), a influência da propaganda naquela época era de grande importância para se divulgar e propagar o que foi grande infortúnio de Goebbels, “Hitler e seu braço-direito Goebbels tinham o poder de influência muito grande quando o assunto era lavagem cerebral em seus seguidores” disse Gabriela, fanática dos auri-negros.

Já para o professor de história da USP, Izidoro Bilkstein, a influência da propaganda era tão grande que a ideologia do neonazismo resiste até hoje. “O filme o Triunfo da Vontade é a prova cabal de que as ideias propagadas por Hitler e Goebbels tiveram tanta influência que a disciplina Teoria da Comunicação nasce com raízes deste filme” relatou Bilkstein.

O clube atualmente tem o protagonismo ofuscado pelas potências, Bayern e Borussia que alternam vitórias nos campeonatos nacionais.

Texto: Roberto Mascaro
Foto: Reprodução

0 comentários: