Pages

Aventura para os corajosos e vista bela para os serenos


Entre os altos montes que dividem São Paulo de Minas Gerais, há uma pequena cidade de nome peculiar, que vem chamando a atenção dos turistas aventureiros. Socorro é uma cidade com mais de 37 mil habitantes, perto de Bueno Brandão –MG e Águas de Lindóia-SP.

O município chama a atenção por suas belezas naturais, ar camponês e claro, o turismo de aventura, tão explorado pelos hotéis e parques esportivos. Graças ao Rio do Peixe, que circunda a cidade, bóia-cross, rafting e duck são algumas das atividades proporcionadas pelo local.

Por ser e estar em volta de morros e campos, a visita à Pedra Bela não pode faltar no roteiro, lá é possível ver grande parte da cidade e suas vizinhas do Vale da Mantiqueira, uma visão enriquecedora ao pôr do sol. E de quebra, você ainda pode fazer o maior rapel de Socorro, descendo por uma altura de 90 metros. “Para quem quer se aventurar, Socorro é o lugar ideal. O que mais me conquistou foram os passeios de aventura, que você pode fazer por agências ou pelo hotel em que está hospedado”, conta Marcia Bezerra, funcionária pública, que visita a cidade pela quinta vez.

Cachoeiras, escaladas, tirolesas de tirar o fôlego, passeios de moto cross, à cavalo ou charrete, arvorismo e trilhas são outras atividades cheias de adrenalina que você pode encontrar entre os seis mais famosos hotéis e parques da cidade, como o Monjolinho, Kango Jango e o Parque dos Sonhos, que também conta com a unidade Hotel Fazenda Parque dos Sonho. Em todos há a opção de hospedagem ou o pacote day use, para quem vai apenas fazer um bate-volta. “São muitos locais para visitar, e eu ainda não conheço todos. Na próxima viagem irei conhecer o Pico da Cascavel e o Vale das Pedras, outros pontos que todos recomendam conhecer”, diz Marcia.

Não só de emoção vive a Cidade
Se você não é do estilo aventureiro, Socorro também tem um lado tranqüilo que pode agradar. Feiras de malhas, passeios de trenzinho, uma visita à Igreja Matriz e ao Mirante do Cristo são outros pontos turísticos do município.

O turista também não pode deixar de ir à Sorveteria do Ademar, que comercializa uma vasta variedade de sorvetes naturais e de produção própria. A sorveteria está no centro de Socorro há mais de vinte anos, e é o estabelecimento preferido dos moradores. “Não tem como sair da cidade sem experimentar, é a melhor da cidade”, indica Rosa Rodrigues, taxista e nativa socorrense.

A pequena Roraima
Uma das curiosidades da cidade foi a gravação da novela Império, da Globo. As cenas gravadas pelo ator Alexandre Nero numa suposta gruta no Monte Roraima, na verdade foram gravadas na Gruta do Anjo, em Socorro.


A extração de quartzo, feldspato e granito, nos anos 60, resultou numa gruta artificial, com amplas galerias e paredes em formatos curiosos. As nascentes e infiltrações criam uma piscina natural, com pontos de até quatro metros de profundidade.

Texto: Beatriz Pereira

0 comentários: