Pages

Religião e (in) tolerância


Um quintal pouco iluminado, algumas velas pelo chão, pratos, flores, uma leve fumaça e o forte cheiro de charuto. Ao fundo, o forte som do tambor e cantos entoados com paixão. Pessoas em uma roda, algumas de branco, algumas com roupa cigana, dançando de forma desengonçada, rindo alto e gargalhando.

O ambiente, atípico para a maioria das pessoas, é um lugar de segurança para muitas outras. Sem medo do julgamento, a umbanda é cultuada como se a intolerância do mundo externo não existisse.
Umbandista há 15 anos, Eduardo Pereira, nome fictício, sempre evitou conversar sobre religião com seus amigos devido a experiências traumáticas que teve. Engenheiro e pai de santo, ele  desconversa, alegando ser livre de dogmas. “Parece que para algumas pessoas é crime ser umbandista”. Em 2013, quando estava saindo do terreiro que frequenta, localizado na Vila Voturuá, em São Vicente, Eduardo foi agredido por um grupo que saída de uma festa.

“Eles começaram a me seguir depois que viram de onde saí, não tinha como disfarçar minhas roupas e acessórios e muito menos a música do local. Foi só eu virar a quadra que eles vieram pra cima de mim. Falaram todo tipo de coisa ruim que se pode imaginar. Desde esse dia eu tenho tomado extremo cuidado pra que ninguém perceba minha religião”, diz o engenheiro.

Perante a lei, intolerância religiosa é vista como crime. Porém, o advogado Luiz Cunha conta como são poucos os processos existentes sobre esse tema. “As pessoas têm medo de se expor e falar sobre isso. Além do que, muitas vezes é difícil de identificar o agressor.” O problema que afeta as minorias e é discutido no mundo todo, tem uma possível solução muito viável para o advogado.


“O assunto da diversidade religiosa deve ser ensinado para as pessoas desde pequenas. Temos que normalizar algo que é normal. Sem falar que ter mais política públicas em torno disso ajudaria bastante”, conclui Luiz.

Texto: Nathalia Affonso
Foto: Divulgação 

5 comentários:

  1. agen togel klik4d terlengkap dan terbaik

    https://www.klik4d.site/togel-klik4d-link-login-alternatif-terbaru/
    https://www.klik4d.site/kumpulan-makna-mimpi-kehilangan-sepatu-dalam-togel/
    https://www.klik4d.site/prediksi-togel-akurat-sgp-tanggal-18-agustus-2019/
    https://www.klik4d.site/prediksi-togel-akurat-hk-tanggal-31-juli-2019/

    Link Official Bolavita : http://159.89.197.59/
    Telegram : +62812-2222-995
    Wechat : Bolavita
    WA : +62812-2222-995
    Line : cs_bolavita

    ResponderExcluir