Pages

A hora e a vez dos orgânicos


Você com certeza já ouviu alguém comentar sobre culinária orgânica, mas talvez não saiba exatamente o que é e de onde vem a nova tendência?  Alimentos orgânicos são o resultado do cultivo de frutas, verduras e hortaliças livres de agrotóxicos, e outros defensivos, e sem modificações genéticas. Ovos, carnes, óleos e vinhos também podem ser produzidos organicamente. A diferença nas carnes e ovos é que os animais são criados livre de antibióticos, anabolizantes e hormônios. O que parecia ser apenas um modismo já está fazendo a diferença na vida de milhares de mães brasileiras que estão trocando as sopinhas caseiras pelas papinhas feitas com ingredientes 100% orgânicos. As porções vêm em embalagens descartáveis e as receitas levam somente ingredientes de procedência comprovada. O melhor: a mãe pode optar por receber em casa o almoço do filho, ainda fresquinho.

 “É na infância que escrevemos essa etapa da criança, formando o habito alimentar. Iniciar com orgânico é a melhor forma, pois nós sabemos que os agrotóxicos são a principal causa de câncer”, justifica a nutricionista Tatiana Marinho, dona de uma loja do “Empório da Papinha”, que tem duas lojas na Baixada Santista, localizadas na Rua Dr.Luís Suplicy, 83 – Gonzaga, Santos e Avenida dos Caiçaras, 1085 loja 02 - Jardim Las Palmas, Guarujá. “As linhas são porções de frutinhas, sopas, risotos, massas, sobremesas, escondidinhos e refeições combinadas, identificadas por apelidos como a Dudu (papinha de maça e goiaba), Léo (sopinha de carne bovina, cenoura, batata e agrião), Cris (risoto de frango com legumes) e Lili (peixe com legumes, arroz integral e purê de mandioquinha)”, exemplifica.

O benefício de ter uma comidinha natural e pronta, no entanto, é salgado. Uma refeição com prato principal e sobremesa chega a custar 40 reais. Não é para todo mundo. “Eu fazia papinha para o meu filho e não usava alimentos orgânicos. Sei que é melhor e mais saudável, mas ou era mais caro, ou eu não encontrava para comprar nos mercados que eu frequentava. Em feira, o preço era até mais acessível, mas nem sempre eu tinha tempo de ir", disse Verônica Benício, 22 anos, mãe de Lorenzo de um ano e meio.

Outras mães, acreditam que a alimentação tradicional não é prejudicial para seus filhos. É o caso de Lídia Duarte Ramos, 37 anos, que não vê nos alimentos orgânicos uma espécie de nova regra para a alimentação saudável.

“Meu filho come de tudo, assim como todos em casa. Nunca me preocupei com isso. O importante é ele comer bem e de tudo. Ele tem seis anos e é um menino extremamente saudável e forte. Então não vejo motivos para se mudar. Se fosse necessário, o pediatra dele aconselharia”.


Apesar de algumas posições contrárias, a indústria da culinária orgânica consolidou-se ainda mais por que as pessoas estão preocupadas em manter uma vida mais saudável. Para quem busca uma alimentação regrada e quer aliviar o organismo do acúmulo de toxinas que acumula ao longo da vida, devido ao consumo de produtos artificiais, corantes, conservantes e aromatizantes, a culinária orgânica vem como uma das soluções.

Texto e foto: Henrique Guedes

0 comentários: