Com a
evolução da tecnologia, o jornalismo se expandiu além dos jornais impressos e
as revistas. O meio digital cresceu e segue em expansão. Além disso, o espírito
empreendedor pode levar o jornalista a trabalhar em algo próprio ou em uma área
que fuja do jornalismo diário e tradicional. Nem sempre uma pessoa se encaixa
para trabalhar em jornais, rádios ou TV. Um nicho que está crescendo e ganhando
espaço na mídia, por exemplo, são os podcasts. Também está em ascensão o número
de jornalistas que atuam como criadores de conteúdo e comunicadores nas redes
sociais.
A falta de
vaga no mercado de trabalho traz a criatividade dos jornalistas à tona. Além
disso, as marcas aproveitam a experiência e o alcance dos comunicadores para
realizar trabalho de influencers digitais.
Mariana
Rio formou-se em 2012, na Unisanta e trabalhou em diversas áreas do jornalismo.
Contando entre estágio e emprego, por mais de sete anos atuou como repórter e
apresentadora na Santa Cecília TV e no Santa Portal. Depois foi apresentadora
do programa Ponto de Encontro na Band e ainda apresentou por três anos
consecutivos o programete da Copa CNA. Pode exercer seu trabalho ainda em duas
campanhas políticas e fazer a produção e editoria de moda em revistas.
“Escolhi
jornalismo porque sempre gostei muito de me comunicar. Então eu já queria TV
também e ao mesmo tempo era muito ligada em moda, entretenimento, cultura.
Sempre gostei desses assuntos”, conta.
Ela chegou
a pensar em fazer faculdade de moda ou algum curso de outras áreas que aprecia,
mas achou que não conseguiria expandir para outros campos enquanto o jornalismo
tem várias possibilidades. “Sou uma pessoa muito dinâmica, não gosto de
monotonia. Gosto de contar histórias, de passar informações para os outros,
então, escolhi jornalismo”.
Hoje
Mariana possui seu próprio programa. É uma web
TV de entretenimento chamada Tudo Novo de Novo. O canal surgiu da vontade
de contar histórias que fizessem as pessoas refletir sobre a vida delas. “Meu
objetivo sempre foi contar casos de recomeço e geralmente as pessoas têm muito
medo de alterar drasticamente sua rotina”. Foi daí que surgiu o nome, era uma
hashtag que Mari usava em todas as suas fotos.
Novos nichos e desafios
Mari
brinca que não foi ela que escolheu o entretenimento, que foi ele que a escolheu.
Por ser uma pessoa agitada, sempre gostou de estar com pessoas, em baladas,
festas, cinema, teatro. Sempre gostou de prestigiar novos barzinhos que estavam
abrindo. Por causa disso, muita gente passou a conhecê-la e ela decidiu
compartilhar dicas de lugares e eventos no seu perfil pessoal.
“Sempre
fez parte de mim, então foi algo que escolhi”. Ela deseja que as pessoas que
entrem no canal a conheçam como a Mariana jornalista, a Mariana profissional.
Hoje, ela edita os próprios vídeos, faz a produção, monta as pautas, é
repórter, apresentadora e ainda divulga seu programa. “O jornalismo me fez ser
uma profissional completa. Quando as pessoas perguntam se sou blogueira, falo
que não, que sou comunicadora”.
Texto: Isabela Ribeiro
Foto: Reprodução/Instagram
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