Pages

Problemas na pele precisam ser cuidados e podem ser evitados



A acne é a doença de pele mais comum e pequenas precauções podem amenizar a situação

Sabe aquele dia que você tem uma ocasião muito especial e quer estar bonito (a), mas quando se olha no espelho, vê uma maldita espinha bem no rosto e acredita que não terá solução? Pois é, mas existe sim! E não tem nada a ver com espremer ou entupir de creme. Quando a situação parece agravar, o primeiro passo é procurar ajuda de um médico. "Se espremer, há risco de infecção, pois é uma lesão na pele, normalmente o dedo está sujo e pode criar marcas que vão dar muito mais trabalho", conta a dermatologista Fabiana Addario.

Muito temida principalmente pelas mulheres, a acne é uma doença de pele, que acomete diversas idades, embora seja bastante comum entre os adolescentes. Para evita-la, a recomendação é sempre manter a pele limpa, cuidar e fazer a higienização com um sabonete adequado e não lavar demais.

Para quem tem muita acne, Fabiana recomenda utilizar sabonete indicado pelo menos duas vezes ao dia: quando acorda e antes de dormir. "Ao invés de ir direto para remédios fortes, como os que têm Isotretinoína (Roacutan), o paciente pode começar a tratar com um sabonete, gel ou hidratante adequado, fazer limpeza de pele e até protetor solar". Eles não curam, mas fazem o grau da acne diminuir.

O que leva as pessoas a terem acne?

Muitos fatores contribuem para o aparecimento de espinhas ou cravos na pele. Um deles é a própria genética, segundo a dermatologista. "Se os pais tiveram/têm problemas com acne, é muito propenso que o filho tenha também". Já em casos de erupção acneiforme, por exemplo, o motivo podem ser produtos de má qualidade, que são passados na pele e entopem os poros.

Além disso, Fabiana lembra que aquela velha história de que alimentos como chocolate ou batata frita ajudam a piorar o quadro da acne é verdadeira! "Até os anos 60 não tinha nada comprovado, mas hoje já existem estudos. Comidas ricas em gorduras e até leite e derivados podem ser fatores que causam a acne".

Por isso, o recomendado é ir atrás de ajuda profissional para saber a origem da doença em cada caso e o que pode ser feito. "A acne tem tratamento e, em alguns casos, o início dela pode ser evitado", afirma a dermatologista.

Texto: Beatriz Monteiro Martins
Foto: Reprodução

0 comentários: