Pages

Motivos para passear e fotografar Paranapiacaba, em SP

Vila inglesa histórica pertence a Santo André

Paranapiacaba é uma charmosa vila inglesa localizada a 44 km de São Paulo e pertence ao município de Santo André. O lugarejo foi construído para acomodar os funcionários ingleses da companhia  São Paulo Railway. A empresa operava as estradas de ferro que ligavam o interior paulista ao porto de Santos, transportando cargas e pessoas nesse trajeto.

O ambiente é perfeito para os amantes de história e fotografia. A Viral listou os principais motivos que provam isso:

As casinhas de madeira seguem um mesmo padrão, as ruas são estreitas e todas de paralelepípedo.  A vila possui a parte alta e a baixa, sendo a baixa a que possui construções mais antigas.  Nela estão o Museu Ferroviário Funicular, Museu Castelo, a Casa Fox, além dos galpões ferroviários, construídos especialmente para serviços de manutenção geral, carga e descarga. Todos esses locais são cenários para lindas fotografias, tanto que no dia da reportagem, a vila estava repleta de casais, modelos e até uma aniversariante, todos acompanhados de fotógrafos.

Museu Ferroviário Funicular

O museu é aberto à visitação e o ingresso custa 5 reais; aposentados são isentos. Ferramentas de manutenção e outros objetos ferroviários ficam expostos, além de rádios e máquinas de escrever. Vagões antigos também  ficam espalhados pelo trajeto.

Fotógrafo há mais de 30 anos, Carlos Bernardino Filho visitou pela primeira vez a vila, e diz que a experiência de fotografar o lugar foi enriquecedora. “Além de despertar o olhar para o passado e para a história da vila, senti que a energia mudava conforme o lugar. No museu o clima é mais denso, já próximo aos bares, a música alivia e alegra o ambiente”, diz.

Para ele, a riqueza de detalhes permite exercitar a criatividade e o olhar, para buscar aquele ângulo que ninguém ainda viu. “Paranapiacaba é fascinante,” afirma.

Ponte e a vista incrível

Há uma ponte que permite a travessia de pedestres sobre a linha férrea que proporciona uma visão única, quase em 360°. Vale a pena perder alguns minutos contemplando a vila dali, porque consegue-se visualizar os trens, os que funcionam (ainda existe o trem de carga) e os que não funcionam, e vemos a parte alta e a baixa.

“Desde 1899 a passarela metálica tradicionalmente conhecida como Ponte é a única que permite de forma segura a travessia entre a parte alta e a parte baixa”, diz uma das placas informativas.

O aposentado Raimundo Nastasi visita Paranapiacaba há seis anos, morador de Santo André, conta que uma das coisas favoritas é o ambiente histórico que remetem a infância e quando está com neblina o clima fica ainda mais intenso. A neblina é uma característica do lugar ela vem de forma repentina e proporciona bons cliques.

Texto e Foto: Josiane Rodrigues 
  







0 comentários: