A
história da Santista Class Óptica, fundada em 1929, inicia com uma trajetória
de superação e vontade própria. Vindo ao Brasil ainda na infância, o espanhol
João Garcia Morente, que faleceu em 2005, começou a vida no “mundo dos
negócios” trabalhando em lavouras de cana e café no interior de São Paulo, até
conseguir o primeiro emprego em uma ótica.
Morente
iniciou como servente, fazendo a limpeza do laboratório. Pelas lentes serem
feitas de vidro na época, o local necessitava de uma organização especial, e,
no tempo que sobrava, ele se dedicava a aprender o ofício de fazer as lentes.
Com
o passar do tempo, Morente ganhou a confiança do proprietário da loja e deu os
primeiros passos operando a máquina do laboratório. O desejo pelo sucesso e o
autoconhecimento não parou por aí. Após se mudar para Santos em 1929, Morente
fundou a Óptica Santista na Rua Dom Pedro II, 26, no Centro. Em 1974, depois do
sucesso alcançado no local, o espanhol resolveu projetar um prédio para abrigar
a nova loja, que permanece até os dias atuais, na Avenida Ana Costa, 225, na
Encruzilhada.
Após
o falecimento de João Garcia Morente, seu neto, Marcio Garcia Goergel, que tem
formação em Direito e também fez um curso de técnico óptico, tomou conta da
administração da loja junto de seu irmão, Marcelo Garcia Goergel. Tendo o avô
como principal referência, os irmãos seguiram os seus passos e buscaram dar
continuidade à tradição do local.
Maria
Geneceuda, mais conhecida como Geni, operadora de caixa há 43 anos, destaca os
benefícios de estar no mesmo local de trabalho por um longo tempo. “Trabalhar
no mesmo lugar há tanto tempo tem suas vantagens. Nós ganhamos o respeito não
só do dono, mas como dos funcionários de equipe. Acabamos também conhecendo
cada um de nossos clientes, o que é muito bom para a empresa como um todo”.
Com um laboratório
próprio em sua loja, a ótica produz cerca de 30 óculos diariamente com lentes
especiais e personalizadas para cada peculiaridade do cliente final.
O oposto do ano de sua
fundação, em 1929, onde as lentes eram feitas de vidro e máquinas retrógradas,
a tecnologia invadiu o espaço da ótica para contribuir essencialmente com o
produto final escolhido pelo cliente.
Como o próprio slogan da empresa diz: “suas escolhas definem sua visão”.
Texto: Gabriel Pupo
Foto: Arquivo Pessoal
Texto: Gabriel Pupo
Foto: Arquivo Pessoal
0 comentários: