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As cores das paredes podem influenciar uma empresa




93% dos consumidores consideram que a aparência visual é o fator que mais contribui para a decisão final de compra. Indica a pesquisa feita pela Quicksprout, em 2013. “É importante saber o que cada cor significa e o que ela estimula no público”, conta o publicitário Heitor Queiroz.

A especialista em cores Márcia Okida afirma que as cores ajudam a criar uma identidade visual para os negócios, servem para enfatizar aspectos decorativos, fazem os consumidores observarem pontos importantes e podem também despertar lembranças e sentimentos, gerar identificações, entre muitas outras coisas. “Podemos dividir as cores em quatro planos: dos sentidos e físico, químico e psíquico. A química envolve pigmentos e combinações que são importantes, como por exemplo, o amarelo/vermelho. O físico envolve a luz. O plano dos sentidos abrange a psicologia e o afeto, que é ligado a culturas, como o verde/amarelo e vermelho, ligadas à cultura reggae”.

O vermelho significa a fome e chama atenção de quem lê o anúncio. Pode-se notar que ela é usada para sinalizações de urgência, já que a cor se destaca nos ambientes. O amarelo possui característica estimulante de apetite e, junto à cor vermelha, gera certa ansiedade em consumir o produto no cliente.


A especialista em marketing sensorial Luciana Pecegueiro conta que é importante ter atenção, pois as cores não são a única influência, é preciso trabalhar também o design, as palavras e o comportamento. “As palavras também são poderosas e provocam sentimentos tanto quanto as cores”. E complementa dizendo que, no geral, as cores mais usadas nos estabelecimentos e em blogs e páginas são o laranja, que chama a ação de comprar e vender; e também o verde, que é a cor mais fácil de ser processada pelos olhos, além de transmitir clareza.

Texto: Larissa Pedroso
Foto: Divulgação

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