93% dos consumidores consideram que a aparência visual é
o fator que mais contribui para a decisão final de compra. Indica a pesquisa
feita pela Quicksprout, em 2013. “É importante saber o que cada cor significa e
o que ela estimula no público”, conta o publicitário Heitor Queiroz.
A especialista em cores
Márcia Okida afirma que as cores ajudam a criar uma identidade visual para os
negócios, servem para enfatizar aspectos decorativos, fazem os consumidores
observarem pontos importantes e podem também despertar lembranças e
sentimentos, gerar identificações, entre muitas outras coisas. “Podemos dividir
as cores em quatro planos: dos sentidos e físico, químico e psíquico. A química
envolve pigmentos e combinações que são importantes, como por exemplo, o
amarelo/vermelho. O físico envolve a luz. O plano dos sentidos abrange a
psicologia e o afeto, que é ligado a culturas, como o verde/amarelo e vermelho,
ligadas à cultura reggae”.
O vermelho significa a fome e chama atenção de quem lê o
anúncio. Pode-se notar que ela é usada para sinalizações de urgência, já que a
cor se destaca nos ambientes. O amarelo possui característica estimulante de
apetite e, junto à cor vermelha, gera certa ansiedade em consumir o produto no
cliente.
A especialista em marketing sensorial
Luciana Pecegueiro conta que é importante ter atenção, pois as cores não são a
única influência, é preciso trabalhar também o design, as palavras e o
comportamento. “As palavras também são poderosas e provocam sentimentos tanto
quanto as cores”. E complementa dizendo que, no geral, as cores mais usadas nos
estabelecimentos e em blogs e páginas são o laranja, que chama a ação de
comprar e vender; e também o verde, que é a cor mais fácil de ser processada
pelos olhos, além de transmitir clareza.
Texto: Larissa Pedroso
Foto: Divulgação
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