Pages

Época de festas surge como alento na busca por um emprego

Shopping e lojas abrem centenas de vagas por conta do aumento da demanda

Shoppings abarrotados, lojas lotadas e filas enormes em frente aos caixas. Cenas como essas se tornarão cada vez mais comum nas próximas semanas, com a iminente chegada do período de festas e férias escolares.

Para os donos dos estabelecimentos este fato é positivo, já que o volume de vendas das lojas físicas e virtuais cresce exponencialmente. Porém, além deles, muitas pessoas que estão tentando entrar no mercado de trabalho também tiram proveito dessa demanda.

O chamado “emprego de temporada” é algo muito utilizado por gerentes e donos de lojas nesta época do ano. “As festas de final de ano são nosso período sazonal de vendas, então precisamos dobrar a equipe para atender o fluxo elevado”, explicou Giovanna Ruivo, 20, gerente da loja Havaianas do Shopping Miramar, no bairro do Gonzaga, em Santos.

De acordo com ela, pelo fato da vaga ser algo imediato e temporário, o perfil procurado pelas lojas é para os candidatos que já tenham experiência prévia no ramo, pois o tempo para treinamento e adaptação é quase inexistente.

Solução para os patrões, esta exigência pode ser um problema para alguns dos candidatos. Beatriz Santos, 23, é formada em Psicologia e mora em São Paulo, mas está à procura de um emprego na Baixada Santista para se mudar para a região.



“É difícil, além da concorrência com os outros candidatos, temos que atender todos os quesitos pretendidos pelas pessoas que estão nos entrevistando. É normal, claro, mas fica mais complicado quando se está procurando o seu primeiro emprego e não tem experiência”, explica a jovem.

Um ponto positivo, no qual Beatriz pode apoiar suas esperanças, é o número de oportunidades que aparecem neste período. Segundo uma matéria do jornal Diário do Litoral, publicada em 18 de outubro, as lojas do Litoral Plaza Shopping, na Praia Grande, que é um dos principais centros comerciais da Baixada Santista, abrirá 690 dessas vagas sazonais.

Em um cenário onde a região conta com outros grandes shoppings, como Praiamar, Brisamar e Parque Balneário, a estimativa é que o número de oportunidades seja ainda maior e que aqueles que anseiam por se colocarem no mercado de trabalho, como Beatriz Santos, enfim atinjam este objetivo.

Texto: Andrei Paternostro
Fotos: Andrei Paternostro e Reprodução/Juicy Santos

0 comentários: