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Consumo consciente: mudança de hábitos traz impactos positivos ao meio ambiente



Consumir menos, viver apenas com o necessário e buscar alternativas para o consumo tradicional: essas são as premissas do consumo consciente. A tendência, que consiste em consumir de forma responsável, pensando nas consequências dos atos de compra no equilibro ambiental e nas futuras gerações, tem ganhado força durante os últimos anos, especialmente entre os mais jovens. 

Cristal Muniz faz parte de um grupo de influenciadores digitais que levantam essa bandeira. Autora do blog Um ano sem lixo, ela vem demonstrando há três anos em suas mídias sociais que aderir a esse estilo de vida pode ser mais simples do que parece. Recentemente, a jovem de 25 anos lançou um livro chamado Uma vida sem lixo, onde ela aborda de forma clara e com dicas práticas os principais pontos para quem pretende mudar seus hábitos de consumo, incluindo alimentação, moda e estilo, e até a produtos de higiene e beleza.  

Segundo Cristal, viver produzindo o mínimo de lixo, como se propôs a fazer quando deu início ao blog, é similar a viver produzindo o máximo. “Minha rotina não mudou quase nada. Antes de sair de casa eu confiro se estou levando um guardanapo e uma sacola de pano, caso saiba que vou comprar algo. Também tenho sempre talheres e um copo na bolsa, que nunca saem dali”, comenta a blogueira, que não consome mais produtos descartáveis de nenhum tipo, como copos plásticos, canudos ou guardanapos.  

Com a transição, ela conta que passou a gastar menos tempo fazendo compras, e menos dinheiro também, pois começou a usar o que tinha em casa até o final e a produzir seus próprios produtos de limpeza, beleza e higiene pessoal – com receitas que estão presentes na nova publicação. O que é supérfluo e não pode ser adaptado à sua maneira de viver é deixado de lado, e objetos necessários, como lâmpadas e eletrônicos, são descartados no local certo nos supermercados.

Conectadas com o consumo responsável, que pode ser considerado uma das tendências para o futuro, as estudantes de jornalismo Jhessica Paixão e Isabela Ribeiro, inspiradas por Cristal e outros digital influencers como Fe Cortez, Mari Mallmann e Nataly Néri, decidiram criar um blog jornalístico voltado à sustentabilidade e ao consumo consciente chamado Coletivo Serena. O projeto é o Trabalho de Conclusão de Curso da dupla, que embarcou de cabeça na ideia e mudou diversos hábitos de consumo.  

As estudantes contam que, ao longo do ano, participaram de desafios criados por internautas do mundo inteiro, e que incluíam temas como redução da produção de lixo diário e melhor aproveitamento das peças de roupas que já faziam parte do guarda-roupa das jovens, com o objetivo de incentivar a diminuição do consumo desenfreado da indústria têxtil. Todos os desafios foram registrados nas redes sociais do Coletivo e farão parte de uma série de matérias no site.       

Jhessica e Isabela comentam que durante a elaboração do projeto se aprofundaram em pautas a respeito de moda e beleza, e que passaram a prestar mais atenção na própria maneira de consumir esses tipos de produtos. “Eu já tinha interesse na área, mas este trabalho me permitiu conhecer diversos projetos voltados à tecnologia e à parte cientifica da produção de moda e beleza sustentável. Para consumir conscientemente também é preciso conhecer o processo de produção dos produtos e questionar como eles chegam até nós”, relata Jhessica. Já Isabela diz que, ao ter conhecimento do processo de produção, o consumidor pode exigir mais transparência das empresas. “Questionar as empresas a respeito dos processos de produção força-as a se preocuparem e levarem em consideração as questões ambientais e de sustentabilidade”, finaliza.  

Texto: Paola Bossan Bianchini 
Foto: Divulgação

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