Consumir menos, viver apenas com
o necessário e buscar alternativas para o consumo tradicional: essas são as
premissas do consumo consciente. A tendência, que consiste em consumir de forma
responsável, pensando nas consequências dos atos de compra no equilibro
ambiental e nas futuras gerações, tem ganhado força durante os últimos anos,
especialmente entre os mais jovens.
Cristal Muniz faz parte de um
grupo de influenciadores digitais que levantam essa bandeira. Autora do
blog Um ano sem lixo, ela vem demonstrando há três anos em suas
mídias sociais que aderir a esse estilo de vida pode ser mais simples do que
parece. Recentemente, a jovem de 25 anos lançou um livro chamado Uma
vida sem lixo, onde ela aborda de forma clara e com dicas
práticas os principais pontos para quem pretende mudar seus hábitos de consumo,
incluindo alimentação, moda e estilo, e até a produtos de higiene e
beleza.
Segundo Cristal, viver produzindo
o mínimo de lixo, como se propôs a fazer quando deu início ao blog, é similar a
viver produzindo o máximo. “Minha rotina não mudou quase nada. Antes de sair de
casa eu confiro se estou levando um guardanapo e uma sacola de pano, caso saiba
que vou comprar algo. Também tenho sempre talheres e um copo na bolsa, que
nunca saem dali”, comenta a blogueira, que não consome mais produtos
descartáveis de nenhum tipo, como copos plásticos, canudos ou
guardanapos.
Com a transição, ela conta que
passou a gastar menos tempo fazendo compras, e menos dinheiro também, pois
começou a usar o que tinha em casa até o final e a produzir seus próprios
produtos de limpeza, beleza e higiene pessoal – com receitas que estão
presentes na nova publicação. O que é supérfluo e não pode ser adaptado à sua
maneira de viver é deixado de lado, e objetos necessários, como
lâmpadas e eletrônicos, são descartados no local certo nos
supermercados.
Conectadas com o consumo
responsável, que pode ser considerado uma das tendências para o futuro, as
estudantes de jornalismo Jhessica Paixão e Isabela Ribeiro,
inspiradas por Cristal e outros digital influencers como
Fe Cortez, Mari Mallmann e Nataly Néri, decidiram criar
um blog jornalístico voltado à sustentabilidade e ao consumo
consciente chamado Coletivo Serena. O projeto é o Trabalho de Conclusão de
Curso da dupla, que embarcou de cabeça na ideia e mudou diversos hábitos de
consumo.
As estudantes contam que, ao
longo do ano, participaram de desafios criados por internautas do mundo
inteiro, e que incluíam temas como redução da produção de lixo diário e melhor
aproveitamento das peças de roupas que já faziam parte do guarda-roupa das
jovens, com o objetivo de incentivar a diminuição do consumo desenfreado da
indústria têxtil. Todos os desafios foram registrados nas redes sociais do
Coletivo e farão parte de uma série de matérias no
site.
Jhessica e Isabela comentam
que durante a elaboração do projeto se aprofundaram em pautas a respeito de
moda e beleza, e que passaram a prestar mais atenção na própria maneira de
consumir esses tipos de produtos. “Eu já tinha interesse na área, mas este
trabalho me permitiu conhecer diversos projetos voltados à
tecnologia e à parte cientifica da produção de moda e
beleza sustentável. Para consumir conscientemente também é preciso conhecer o
processo de produção dos produtos e questionar como eles chegam até nós”,
relata Jhessica. Já Isabela diz que, ao ter conhecimento do
processo de produção, o consumidor pode exigir mais transparência das empresas.
“Questionar as empresas a respeito dos processos de produção força-as a se
preocuparem e levarem em consideração as questões ambientais e de
sustentabilidade”, finaliza.
Texto: Paola Bossan Bianchini
Foto: Divulgação
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