Pages

Ação social de Santos tenta levar esperança a moradores de rua


O Entrega Por Santos leva roupas, alimentos e objetos de higiene aos mais necessitados


Muitos moradores de rua sofrem com fome e frio em determinadas épocas do ano. Porém, para o bem delas, há algumas pessoas que se reúnem para tentar amenizar todos esses contratempos, como por exemplo, a ação social Entrega Por Santos.

A ação social começou em 2015, quando as amigas Mariane Valêncio e Barbara Reis Ferreira conseguiram reunir, por meio de redes sociais, cerca de 20 voluntários para levar cobertores e uma boa conversa com moradores de rua.

A campanha, que é realizada todo último sábado do mês, tomou forma e já realizou 42 ações pela cidade. Atualmente, existem por volta de 50 voluntários – número que aumenta em datas especiais, como Páscoa e Natal. “Buscamos não só entregar comida e utensílios e sim, uma interação empática com esses amigos em situação de rua, muitas vezes esquecidos pela nossa sociedade”, explica Allan Gregório, voluntário.

A arrecadação é simples e ampla, e inclui uma grande variedade de itens, como bolachas, garrafas de água, escovas, pastas de dente, sabonetes, absorventes, camisinhas, cobertores, meias, casacos e roupas masculinas e femininas. Próximo à data da ação, também são arrecadados lanches, como pão com mortadela e margarina, servidos em conjunto com o kit. 

Como é uma ação sem fins lucrativos, o Entrega Por Santos precisa de recursos para se manter. Mas isso não é um obstáculo para a sua realização. “Normalmente saímos com aproximadamente 300 kits para as ruas. Verificamos por meio de uma planilha qual a quantidade de cada item que precisamos para completarmos; é quando o voluntário, de acordo com suas possibilidades, nos ajuda” explica Gregório.

O Entrega por Santos tem cinco pontos de arrecadação na Baixada Santista, cinco em Santos (Mercado Nordestão do Litoral, Loja Achei Papelaria, Armazém do Sertão, Vilma Coiffeur e Nosso Bolo 3) e um em Praia Grande (All Beauty Estética). Para novos voluntários, apenas é necessário o comparecimento no local de encontro, na Praça Nossa Senhora Aparecida, em Santos, na data e horário divulgados previamente nas redes sociais do movimento.

Texto: Marcel Caldeira
Foto: Divulgação 


0 comentários: