Pages

Lugar de mulher é onde ela quiser

" Minas do estádio" e "Italian minas"  invadem as arquibancadas

O futebol é a grande paixão dos brasileiros. Não só deles, como delas também. Muitas mulheres assistem seus clubes na TV e cada vez mais nos estádios. Claro que a grande maioria tem medo do que pode encontrar.
Pensando nisso, a idealizadora Lili Filtre, que é design de moda, resolveu montar uma página no instagram para reunir apaixonadas por futebol e encorajá-las a irem aos estádios. Hoje o perfil @MinasDoEstádio é um sucesso. "São mulheres de todos os times, no mesmo lugar, discutindo nossa representatividade no futebol", comenta Lili. O primeiro encontro começou com 8 mulheres. Elas já marcaram o 4º encontro. "O interessante é que tem muita interação via DM (conversa em  particular no Instagram), as mulheres morrem de vontade de ir aos encontros, mas ainda ficam receosas", acredita a design.
As páginas de apoio às mulheres nos estádios crescem cada vez mais. O grupo @ItalianMinas, apenas de Palmeirenses, começou no WhatsApp. O passo seguinte foi criar uma mídia para colocá-las nas arquibancadas dos estádios, que ainda é um território muito machista. Hoje o grupo tem mais de 230 meninas e é administrado pelas 10 fundadoras. “A ideia é levar o @ItalianMinas como um trabalho, com parcerias e projetos sociais com outras torcidas femininas”, comenta uma das administradoras da página, Jéssica Pellegrini. O próximo encontro das Palmeirenses será na grande semifinal da libertadores, entre Palmeiras e Boca Júniors no Palestra Itália, no final de outubro.

Texto: Alline Calandrini 
Fotos: Grupo Italian Minas

0 comentários: