Pages

5 filmes para inspirar jovens jornalistas

Por Bruna Pavanato


Quando se pensa em jornalismo, logo vem a imagem de uma prática multifacetada, cheia de descobertas e emoções. Claro que  histórias muito boas nascem das vivências reais de jornalistas pelo mundo todo e quando ganham o glamour e o clima de aventura do cinema então, é que as narrativas ficam ainda mais instigantes e saborosas.Para aqueles que apreciam a Sétima arte e também se interessam pelo jornalismo, separamos recomendações bem interessantes, que com certeza vão te inspirar de alguma forma a olhar a profissão como um escudo importante para a sociedade.




Spotlight  - Segredos Revelados

Começando com o ganhador do Oscar de melhor filme no ano passado, Spotlight retrata a história real de uma investigação jornalística, no começo dos anos 2000, por um grupo de profissionais do jornal americano Boston Globe. Eles revelaram diversos casos de pedofilia dentro da igreja católica e, por isso, ganharam o Pulitzer, um dos maiores prêmios do jornalismo. A produção reúne grandes nomes do cinema como Michael Keaton, Mark Ruffalo, John Slattery e Rachel McAdams, sob a direção de Tom McCarthy.

O Abutre 

 Um thriller que, através do suspense e de cenas cheias de ação, levanta questionamentos a respeito do papel da mídia na sociedade. Ética, moral, sensacionalismo e limites são colocados à prova na busca do furo e da notícia que dá maior audiência. O que é aceitável fazer pela manchete mais vendável? O filme é dirigido por Dan Gilroy e traz as atuações de Jake Gyllenhaal, Rene Russo. Riz Ahmed, Ann Cusack e Bill Paxton.

Cidadão Kane 

Se você adora filme clássico e jornalismo, Cidadão Kane, de 1941, vai entrar para a lista dos seus favoritos. O filme conta como um garoto pobre trilhou um glorioso caminho até tornar-se um magnata da comunicação. A produção retrata um período marcante da história do jornalismo e o surgimento da imprensa popular. Em 1998, o American Film Institute escolheu Cidadão Kane como o melhor filme de todos os tempos, sem contar o fato dele ter sido dirigido por Orson Welles, que conseguiu inovar na indústria cinematográfica com a utilização de recursos bastante à frente daquela época.

Três vezes amor 

Esta comédia romântica traz o dia a dia de um profissional pouco visto nos cinemas, o assessor de imprensa. Ao relembrar das histórias de três ex-namoradas, o cotidiano de Will Hayes, que trabalha na assessoria de uma campanha política em Nova Iorque, vai sendo apresentado. Um filme leve que traz no elenco Ryan Reynolds, Isla Fisher e Elizabeth Banks.

The Bang Bang Club - Repórteres de Guerra

Este é para quem curte fotojornalismo. Quatro jovens fotojornalistas passam por inúmeras situações na cobertura dos últimos dias do Apartheid na África do Sul. A história é baseada no livro homônimo escrito por dois destes profissionais, Greg Marinovich e João Silva. Juntos, eles formaram o Bang Bang Club e Marinovich chegou a receber um Pulitzer em 1990 por este trabalho no continente africano. Outro fato bastante conhecido é relatado no longa: em 1993, o fotógrafo Kevin Carter recebeu o mesmo prêmio pela polêmica fotografia na qual uma criança sudanesa, à beira da morte, aparece junto a um abutre. A imagem gerou grande controvérsia ao redor do mundo e Kevin acabou se suicidando em 1994. O filme mostra a atuação do fotojornalista, e como a linguagem fotográfica pode transformar uma pauta em uma história poderosa e impactante.





0 comentários: