Pages

O Black é Power





Didi Gomes e Preta Rara são duas cantoras negras da cidade de Santos. Nesta entrevista, elas soltam a voz em uma conversa sobre música, machismo e preconceito

Elas são de gerações diferentes, têm estilos musicais, repertórios distintos e atraem públicos completamente heterogêneos. O ponto comum entre a rapper Preta Rara, 30 anos, e a sambista Didi Gomes, 40, é que as estrelas que hoje enchem de suingue a noite santista já tiveram que bater o pé contra o machismo e o preconceito racial. A convite da revista Viral as cantoras aceitaram o desafio de dividir o microfone e conversar sobre suas histórias e bandeiras. O maior desejo de ambas é pavimentar um caminho para que outras mulheres possam cavar seu espaço em uma indústria dominada pela testosterona. Sem rodeios, as cantoras contam como mudaram o rumo de suas vidas por meio da música.




O Samba me chamou


Didi Gomes como é conhecida, ou Maria Edith, seu nome de batismo, diz que o gosto musical vem do choro. “Sou nascida e criada em um ambiente totalmente adulto, não tive uma infância normal e sou filha única”.

Com uma carreira consolidada nas rodas de samba, Didi diz que muita coisa mudou desde sua adolescência. “Em muitos lugares onde eu ia quando era adolescente, a roda era estritamente de homens. Hoje em dia já vejo mulheres tocando. E o melhor é que elas tocam de tudo, todos os instrumentos musicais que você possa imaginar”.

Apesar de ter sua voz muito comparada com a de Elis Regina, a própria Didi acha a comparação um exagero. “Ouço Elis desde os meus seis anos e simplesmente adoro. A primeira música que me inspirou a cantar foi Águas de março, talvez porque eu seja do signo de Peixes e apaixonada pelo meu mês, então, cresci cantando esta e outras músicas dela. Com isso, as pessoas fazem muitas comparações, inclusive com a filha Maria Rita. Eu realmente agradeço, mas não acho parecido”.




Inspiração, papel e caneta na mão

De turbante e batom azul para a entrevista, é nítido que Joyce Fernandes, conhecida como Preta Rara, veio para balançar as estruturas e marcar sua geração através da luta e do movimento hip hop. Sua vontade de quebrar paradigmas é clara.
A paixão de Preta pelo rap é antiga. Foi herdada do pai, que escutava
black music. “A música está presente na minha vida desde 1985”, conta. Aos sete anos começou a compor e não saiu mais desse universo. 

Apesar de conhecida no meio da música e trabalhando como rapper há mais de dez anos, Preta ainda é alvo de preconceito. “É um universo muito machista, cheio de opressões”, desabafa.


Ao mesmo tempo em que tenta peitar o preconceito, com suas canções, se liberta. “Por meio da música, me aceitei como mulher negra e gorda. Costumo afirmar que em tudo que faço ou sempre fiz, a música esteve muito presente”.


Sem desafinar, Preta abre um sorriso largo para contar da sua volta por cima. “ A maior dificuldade que enfrento é por ser mulher preta. Em todos os lugares a gente tem que provar que sabe fazer. Algumas vezes chego para fazer um show e tenho que usar o DJ da casa. Todos conseguem cantar, mas quando chega na minha vez, o meu som é o pior, o microfone começa a pipocar, não acham minha base instrumental. Infelizmente passo por isso”.


A cantora também é professora de História e dá aula para crianças. Porém, apesar de amar ser professora, sonha um dia em poder viver só da música. “A quantidade de shows que tenho hoje supera o meu salário de professora, mas ainda tenho um pé atrás de largar tudo e me arriscar. Querendo ou não, é um salário certo todo mês e o mundo do rap é bem difícil”.


Preta Rara também é uma representante do movimento feminista na Baixada Santista. Para a rapper, as mulheres não devem se calar. “Muitas mulheres aturam opressão todos os dias e, se não fosse o feminismo para me alertar, acharia que isso é normal”.

Ela pretende que suas músicas sejam divulgadas por todo o Brasil. “Minhas composições estão tocando bastante em algumas rádios de Moçambique e Angola, então daqui alguns anos espero já ter feito algum show lá”.

0 comentários: