Pages

Os smartphones são o futuro da tecnologia?

A gradual substituição dos desktops por notebooks já não é novidade para ninguém. Hoje em dia, não somente as pessoas, por diversos motivos têm optado pela versão portátil dos computadores, mas também empresas, o que pode ser comprovado por uma pesquisa realizada pela Lenovo já em 2013, por exemplo.

Porém, o que tem chamado mais atenção é a constante atualização dos aparelhos eletrônicos. Já existem internautas, por exemplo, que preferem os smartphones em relação aos notebooks. É o caso da estudante Debora Ceres, de 17 anos.

Para ela, os smartphones têm vantagem no quesito praticidade. Segundo Debora, hoje em dia é possível fazer tudo pelos celulares. “Eu, por exemplo, não vejo mais vantagem nenhuma dos notebooks em relação aos smartphones. Uso o meu cerca de 5 horas por dia para escutar música, conversar com alguém, ver notícias”, complementa.

A estudante vê com bons olhos as constantes atualizações dos equipamentos eletrônicos e acredita em uma completa substituição dos notebooks pelos smartphones. “Evolução e mudanças são necessárias. Acredito que em cinco anos não precisemos mais dos notebooks. Talvez depois utilizemos relógios no lugar dos celulares, quem sabe?”, opina.

O professor de Tecnologia da Informação e também analista de sistemas Andre Seoane, por outro lado, não concorda com a completa substituição dos notebooks pelos smartphones. Segundo o professor, o uso de aplicativos profissionais impossibilitarão que isso de fato aconteça.

Seoane, no entanto, acredita em uma eventual substituição dos smartphones por aparelhos ainda mais avançados. “Talvez por um dispositivo de uso misto ou que se integre a uma tela e teclados maiores, como era o Motorola Atrix, porém com uma capacidade superior de processamento e armazenamento”, opina.

Em relação às constantes atualizações do mundo tecnológico, o professor é enfático. “Equipamentos possuem uma obsolescência programada, o que gera essa necessidade de atualização constante”, encerra.

Para algumas pessoas, os notebooks estão ficando de fato ultrapassados, até por ser mais fácil andar com os aparelhos celulares. Por outro lado, há quem prefira a tela maior e o conforto de trabalhar com os notebooks. O fato é que a tecnologia é surpreendente, e os próximos capítulos só saberemos com o passar dos anos.

Texto: Pedro Venchiarutti
Foto: Divulgação 

0 comentários: