Pages

Política influencia nas amizades online?


Você já excluiu ou conhece alguém que tenha excluído amigos devido a motivações políticas?

Em ano de eleições, não há dúvidas que política seja um dos principais assuntos para a população brasileira. Este ano em especial, pela forte briga entre a direita e a esquerda, parece que isso foi acentuado. Mas será que a política consegue chegar ao ponto de desfazer amizades em redes sociais?

De acordo com a jornalista e professora Amanda Guerra, o debate com respeito dentro de um ambiente democrático é saudável. Segundo ela, o lado positivo das discussões nas redes sociais, se bem conduzidas, ajudam a esclarecer dúvidas e firmar posições.

“Nós temos níveis de permissões no Facebook, cujas mensagens só você pode ver, ou amigos e até amigos de amigos. Acredito que quando você define o nível de privacidade e publica o post, é porque você está aberto a debates. Acho que é errôneo publicar e não querer que as pessoas opinem, tanto é que você tem ali um espaço para comentários. A partir do momento que você se posiciona, tem que estar aberto a ouvir diferentes correntes, claro que com respeito”, declara.

A professora discorda também que amizades de longa data sejam desfeitas por discordâncias políticas. “Onde há respeito, não há espaço para esse tipo de situação. O que pode acontecer é que nas redes sociais temos muitas pessoas que às vezes nem conhecemos direito e adicionamos como amigos”, afirma.

Para o estudante Leonardo Figueira, eleitor de direita, o que leva as pessoas a discutirem em redes sociais é a falta de tolerância com a opinião do próximo. “Na minha opinião, as discussões são saudáveis até o ponto que ambos mantenham o respeito”, diz.
O estudante afirma também já ter tido discussões com motivações políticas, mas nunca a ponto de desfazer a amizade. “Não desfiz pelo fato de nunca deixar claro em quem queria votar, pois sabia que seria criticado”, comenta.

Por outro lado, o estagiário Matheus Villione, eleitor de esquerda, já rompeu amizades após uma discussão sobre política no Facebook. “Eu não desfiz por conta da política. Acredito que as pessoas pensem diferente e elas têm esse direito. Porém, quando alguma pessoa se mostra agressiva e com discurso preconceituoso, eu procuro me afastar dela”, relata.


O abalo de relações não é só no Facebook, mas também pessoalmente. Existem pessoas que ficam sem conversar por dias ou até param de se falar em definitivo. Parece que a política não é o grande causador dos atritos nas redes sociais, e sim a falta do respeito. Só ele possibilita discussões saudáveis, independente do assunto.

Texto: Pedro Venchiarutti
Foto: Reprodução

0 comentários: