Pages

O “Paizão” da Várzea


                                O projeto Meninos de Ouro é realizado no bairro do Bitaru, em São Vicente

O campo do Esporte Clube Guamium, no Parque Bitaru em São Vicente tem todas as características de uma boa várzea: como gramado alto, muita areia para tampar os buracos, grades e muros quebrados, facilitando o acesso, além de samba tocando no barzinho do clube, cerveja e, quase sempre, um forte sol para deixar tudo no estilo varzeano de ser. É ali que  Chrystian Alexandre Gomes Ricardo se encontrou nesse mundo.

Com 41 anos, muitos deles voltados ao futebol, Chrystian tem grande desenvoltura e fala com propriedade sobre o projeto social que ele criou quase por acidente e que visa dar oportunidades a centenas de garotos que jogam nas diversas praças de várzea da região, o “Meninos de Ouro”. Com tranquilidade e aquele famoso estilo “paizão” eternizado por Joel Santana no Futebol Brasileiro, ele se preocupa não só com a parte técnica, e talento dos atletas mirins, mas cuida também da rotina de treinos e jogos. O técnico coloca como fundamental em torno desse projeto, a parte psicológica. Ele acredita que os garotos muitas vezes criam um mundo ilusório em torno da vida de boleiro por empresários e dirigentes de clubes profissionais, achando que ganharão milhões repentinamente e serão super estrelas.

Apesar de ser associado ao Sindicato dos Treinadores do Estado de São Paulo, Chrystian também trabalha na área Portuária em Santos. Segundo ele, o Meninos de Ouro é uma homenagem ao seu pai, que na década de 1970 buscou engatar uma ação onde tirava os jovens das ruas, drogas e agregando o esporte na vida deles. Tentando seguir os passos do seu mentor paterno, Chrystian se orgulha muito do trabalho que faz no humilde bairro do Bitaru. O projeto não tem apoio algum político, mas conta com a ajuda do empresário de jogadores, Rogério Ximenes. Sem receber nada e cheio de ideias, Chrystian comanda um elenco de jovens nascidos entre 2002 e 2003, com o auxílio do preparador físico Renato Silva.  Eles preparam a equipe buscar intercâmbios em alguns clubes espanhóis.

Texto e foto: Matheus Teixeira

0 comentários: