São tempos difíceis para aqueles
que buscam se aventurar no Jornalismo. Talvez o embate entre "liberdade de
imprensa” versus “liberdade de empresa", nunca esteve tão em alta.
Em paralelo ao advento e ascensão
da tecnologia, assistimos, quase que de maneira instantânea, as mídias
tradicionais, aos poucos, perderem espaço para as plataformas online, que tem
se tornado a principal fonte de informação do público.
Procurar uma estratégia para se
colocar no mercado com visibilidade e credibilidade é hoje vital. O consumo de
informação é quase uma necessidade básica civilização, e é justamente nesse
ponto que podemos creditar ao jornalista o papel social de extrema importância
que serve como ponte entre o que acontece e a massa que deverá consumir esse
conteúdo.
A jornalista e co-fundadora do
Juicy Santos, Flávia Saad, criou sua própria "receita de bolo" para
difundir uma nova vertente de jornalismo na Baixada Santista. "Eu entrei
com a expertise e ritmo de uma redação de jornal e minha sócia, Ludmilla Rossi,
entrou com a parte de design e desenvolvimento, pois ela já tinha a própria
empresa de marketing digital", conta Flávia.
A jornalista revela que a
plataforma, fundada em 2011, surgiu do terreno inexplorado de comunicação
digital que abordasse os acontecimentos da nossa Cidade. "A nossa geração
foi muito condicionada a buscar entretenimento, emprego, oportunidade e coisas
legais fora de Santos. Como duas pessoas que escolheram ficar aqui em Santos,
notamos que tinha muita coisa legal acontecendo na nossa Cidade, mas faltava
divulgação", revela Flávia. E foi assim, como se alguém tivesse apertado a
tecla "start", que nasceu Juicy Santos.
Ainda segundo a jornalista, o
principal intuito do Juicy é gerar transformação. Mexendo com as estruturas da
Cidade, ajudando a movimentar a economia e a solidariedade. "Queremos gerar transformação por meio do
conteúdo, essa é a nossa missão como veículo de comunicação, gerar
mudança".
E se é verdade que crescer é sair
da zona de conforto, os jornalistas estão tendo a oportunidade de se
reinventarem, repensarem suas funções e a buscarem novos nichos. Recém-formada
em Jornalismo, Julia Carrilo, viu na Internet um espaço para consolidar a sua
carreira na profissão. Quando estava no primeiro ano, ela decidiu investir em
seu primeiro projeto, junto com algumas amigas criou um blog de moda. Porém, com
o passar do tempo, viu que esse não era, de fato, o seu foco. Então, quando
estava finalizando o curso, nasceu o ‘Blog Try To Like’. “Vi que gostava mais
de falar sobre outros assuntos como gastronomia, séries e, também, sobre viagens”,
conta a jornalista.
Julia conta que apesar de
investir no blog, ele ainda não é sua fonte de renda. Paralelamente, ela
trabalha como repórter em uma revista online. “Não abriria mão do meu emprego,
pois eu ainda não tenho um retorno financeiro com o blog, mas se eu tivesse,
por exemplo, um dinheiro guardado eu repensaria essa possibilidade”, afirma.
Texto e foto: Mariana Patrícia
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