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O Jornalismo está online


São tempos difíceis para aqueles que buscam se aventurar no Jornalismo. Talvez o embate entre "liberdade de imprensa” versus “liberdade de empresa", nunca esteve tão em alta.
Em paralelo ao advento e ascensão da tecnologia, assistimos, quase que de maneira instantânea, as mídias tradicionais, aos poucos, perderem espaço para as plataformas online, que tem se tornado a principal fonte de informação do público.

Procurar uma estratégia para se colocar no mercado com visibilidade e credibilidade é hoje vital. O consumo de informação é quase uma necessidade básica civilização, e é justamente nesse ponto que podemos creditar ao jornalista o papel social de extrema importância que serve como ponte entre o que acontece e a massa que deverá consumir esse conteúdo.

A jornalista e co-fundadora do Juicy Santos, Flávia Saad, criou sua própria "receita de bolo" para difundir uma nova vertente de jornalismo na Baixada Santista. "Eu entrei com a expertise e ritmo de uma redação de jornal e minha sócia, Ludmilla Rossi, entrou com a parte de design e desenvolvimento, pois ela já tinha a própria empresa de marketing digital", conta Flávia.

A jornalista revela que a plataforma, fundada em 2011, surgiu do terreno inexplorado de comunicação digital que abordasse os acontecimentos da nossa Cidade. "A nossa geração foi muito condicionada a buscar entretenimento, emprego, oportunidade e coisas legais fora de Santos. Como duas pessoas que escolheram ficar aqui em Santos, notamos que tinha muita coisa legal acontecendo na nossa Cidade, mas faltava divulgação", revela Flávia. E foi assim, como se alguém tivesse apertado a tecla "start", que nasceu Juicy Santos.

Ainda segundo a jornalista, o principal intuito do Juicy é gerar transformação. Mexendo com as estruturas da Cidade, ajudando a movimentar a economia e a solidariedade.  "Queremos gerar transformação por meio do conteúdo, essa é a nossa missão como veículo de comunicação, gerar mudança".

E se é verdade que crescer é sair da zona de conforto, os jornalistas estão tendo a oportunidade de se reinventarem, repensarem suas funções e a buscarem novos nichos. Recém-formada em Jornalismo, Julia Carrilo, viu na Internet um espaço para consolidar a sua carreira na profissão. Quando estava no primeiro ano, ela decidiu investir em seu primeiro projeto, junto com algumas amigas criou um blog de moda. Porém, com o passar do tempo, viu que esse não era, de fato, o seu foco. Então, quando estava finalizando o curso, nasceu o ‘Blog Try To Like’. “Vi que gostava mais de falar sobre outros assuntos como gastronomia, séries e, também, sobre viagens”, conta a jornalista.

Julia conta que apesar de investir no blog, ele ainda não é sua fonte de renda. Paralelamente, ela trabalha como repórter em uma revista online. “Não abriria mão do meu emprego, pois eu ainda não tenho um retorno financeiro com o blog, mas se eu tivesse, por exemplo, um dinheiro guardado eu repensaria essa possibilidade”, afirma.

Segundo a jornalista, blogs são um caminho rumo à independência e liberdade sem estar necessariamente vinculado a uma empresa. ”Todo mundo pode ter um site, mas é não é qualquer pessoa que pode fazer isso com qualidade. É fundamental ter conhecimento e se você fizer um bom trabalho, produzir um bom conteúdo você consegue se sobressair”, finaliza.

Texto e foto: Mariana Patrícia

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