Pages

O jornalismo investigativo no século XXI

As dificuldades e facilidades no mundo do jornalismo policial

O jornalismo investigativo é a prática de reportagem especializada em desvendar mistérios e fatos ocultos do conhecimento público, especialmente em crimes e casos de corrupção que podem eventualmente virar notícia.

Esse tipo de jornalismo é destacado por divulgar informações sobre más condutas que afetam o interesse do público, reconstruir acontecimentos importantes, desmascarar fraudes, divulgar o que os poderes públicos querem ocultar e mostrar como funcionam esses órgãos. O jornalismo investigativo deve ser resultado do esforço dos repórteres, e não de informações vazadas para as redações dos jornais.

Atualmente, a tecnologia tem sido essencial para esse tipo de trabalho. A internet, por exemplo, é um meio prático para ter acesso às contas das instituições públicas. Para o jornalista investigativo Eduardo Veloso, a internet é uma ferramenta indispensável para o trabalho do jornalista por permitir a obtenção de informações rapidamente. No entanto, Veloso lembra que ele não pode ser o primeiro e nem o último recurso a ser utilizado durante uma investigação.

Com trinta anos de experiência na área do jornalismo policial, Veloso considera o tempo a sua maior dificuldade, porque a profissão exige completar o trabalho em prazos curtos e a rotina nas redações é sempre uma corrida contra o relógio. Sobre o jornalismo investigativo no século XXI, Veloso considera que, apesar das facilidades proporcionadas pela internet, “hoje vivemos um período de imediatismo da notícia, ou seja, o tempo passa e a noticia acaba ficando para trás”, conclui Eduardo.

Segundo o jornalista, o jornalismo investigativo é como uma receita de bolo, é preciso ter alguém especializado nessa área de cobertura, porque o jornalismo investigativo está em todas as áreas, especialmente política e economia. Por isso, o jornalista defende a especialização na profissão: “O jornalista precisa ter um domínio amplo de assuntos, mas deve haver uma especialização em determinada área”, finaliza Veloso.

Texto: Larissa Arruda
Foto: Divulgação 

0 comentários: