Pages

Cuidado com as crises de asma!


Com as constantes viradas de tempo, é comum que doenças crônicas ligadas ao sistema respiratório se manifestem. Dentre elas, uma das mais comuns é a asma, uma doença causada pela inflamação crônica das vias aéreas, que tem como principais sintomas a falta de ar ou dificuldade para respirar, sensação de aperto ou chiado no peito e tosse.

A asma, como explica o médico Jairo Netto Costa, pneumologista do Hospital Assunção, de São Paulo, não é uma doença totalmente hereditária. “O fato de pais e mães serem asmáticos aumenta a probabilidade do filho para a doença, mas não é uma via de regra”, afirma.

As crises podem acontecer por diversos motivos, que são conhecidos como “gatilhos”. Os ácaros, fungos, pelo e pele de animais são alguns dos alérgenos poderosos para desencadear crises. Além disso, outras doenças podem levar a uma crise para quem tem predisposição. Dentre elas, os destaques são as infecções do trato respiratório, como resfriados, gripes, faringite, laringite e pneumonia.

Para Matheus Vieira, 23 anos, esse é um quadro relativamente comum. “Quando o tempo muda, principalmente, ataca minha crise alérgica e tenho muita falta de ar. Uma coisa acaba levando a outra”, explica o estudante.

Como tratar e prevenir a asma
Antes de tudo, é importante lembrar que os sintomas da asma podem ser diferentes de pessoa para pessoa e também podem variar ao longo do tempo, em um mesmo indivíduo. Buscar atenção médica para receber informação, orientação quanto ao domicilio, tratamento medicamentoso e alterações de hábitos de vida compõem o leque que norteia o tratamento.


“Para acabar com uma crise aguda é fundamental iniciar a medicação nos primeiros sintomas, já que a evolução é incerta e, por vezes, fatal”, afirma Costa. Os médicos costumam recomendar broncodilatadores para tratar e prevenir as crises e, nelas, é comum também o uso de inaladores orais. E isso é confirmado por Matheus: “Sempre preciso andar com a bombinha na mochila. Qualquer poerinha ou uma chuva inesperada já são motivos para desencadear uma crise de asma. O uso da bombinha é inevitável”. Mas não faça nada sem antes consultar o seu médico!

Cuidados do dia a dia

  • .    O quarto de um asmático alérgico deve receber ventilação e, de preferência, receber luz solar.
  • .    Os colchões e travesseiros são habitats preferenciais de ácaros, que ao se alimentarem da pele descamada, depositam fezes, desencadeadoras das crises. É recomendável cobri-los com capas impermeáveis que permitam a limpeza com pano úmido, ao menos semanalmente, bem como a troca de roupas de cama.
  • .    Possuir piso que possibilite a limpeza, também com pano úmido, contribui muito para diminuir a exposição a este alérgeno.
  • .    A fumaça do cigarro, a utilização de produtos com odores e spray podem desencadear crises e piora da qualidade de vida do paciente.
Texto: Lucas Campos Foto: Reprodução 

0 comentários: