Pages

Mulheres dominam o Prêmio São Paulo de Literatura de 2018


                                 Aline Bei, primeira colocada do Prêmio SP de Literatura

A cerimônia de entrega do Prêmio São Paulo de Literatura teve um feito inédito, com a premiação de três escritoras. A solenidade ocorreu na noite do dia 5 de novembro, na Biblioteca Parque Villa-Lobos, na zona Oeste de São Paulo.

Com o auditório cheio, inclusive com a presença do secretário estadual de Cultura, Romildo Campello, o evento foi comandado pela jornalista Chris Maksud O esperado anúncio dos vencedores surpreendeu a todos com a premiação de três mulheres. Aline Bei, de “O peso do pássaro morto”, foi a primeira a ser anunciada como ganhadora na categoria de “Melhor Livro do Ano – Estreantes / menos de 40 anos”. Emocionada, Aline agradeceu aos que acompanharam a sua trajetória. “A gente tem que estar com um livro na mão e não com uma arma. É livro! Literatura salva!”, disse em seu discurso de agradecimento.

Cristina Judar, de “Oito do sete”, foi a vencedora na categoria “Melhor Livro do Ano – Estreantes / mais de 40 anos”, Cristina é jornalista, escritora e autora de histórias em quadrinhos e, em sua obra, reúne personagens que remetem à temática LGBT.

O último anúncio da noite foi o da vencedora da categoria “Melhor Livro do Ano”, Ana Paula Maia, de “Assim na terra como embaixo da terra”, que não compareceu por estar no exterior.

Texto: Marcelo Lopes
Foto: Germano Quaresma

0 comentários: