Pages

Do chocolate à abobora, bebidas quentes aquecem o inverno



 Nos dias de frio uma bebida quente sempre é bem-vinda. E quem pensou somente no chocolate quente, saiba que existem outros sabores para aquecer os dias de baixas temperaturas.

A primeira é o ponche, criado na Índia, e que foi levado para a Inglaterra no século XVII, quando se popularizou e teve seu consumo difundido por vários países. A bebida é muito usada como digestiva depois das refeições e geralmente consumida quente. Existem diversas variações para a preparação desse produto: Uma delas é levar ao fogo 2,5 litros de água com um pedaço de mais ou menos três cm de gengibre; acrescentar a gosto canela, casca de limão e cravo; e ferver por 10 a 20 minutos.
Depois, deve-se coar o líquido e adoçá-lo com mel.

Para quem procura uma bebida irlandesa existe a Irish Coffee. Preparada com café e uísque, sua principal característica é a presença do chantilly, um ingrediente que podemos dizer nada amigável para quem está de dieta. Mas se você não está de regime pode prepará-lo da seguinte maneira: Pegue uma xícara de café e adicione uma dose de uísque, depois por cima coloque o creme chantilly, que pode ser feito com açúcar mascavo e creme de leite fresco.

Um outro companheiro para esse inverno é o chá de limão com gengibre. Para quem não sabe, o limão é uma excelente fonte de vitamina C e o gengibre um alimento termogênico que, além de aumentar a temperatura do corpo, ajuda a acelerar o metabolismo. O modo de preparo é o seguinte: Leve para ferver duas fatias de gengibre fresco para cada copo de 250 ml de água; deixe esquentar por 15 minutos, com tampa. Em seguida, coe e despeje no copo, acrescentando o suco de um limão. Depois  adicione algumas folhas de hortelã e adoce a gosto.

Para encerrar vamos dar  dica de um chocolate com café com abóbora. Sim, você leu certo, abóbora, chamada de Pumpkin Spice Latte, é bastante conhecida nos Estados Unidos e na rede de cafés Starbucks. O modo de preparo é assim: Leve ao fogo um purê de abóbora com açúcar mexendo sempre com uma espátula por aproximadamente cinco minutos (não deixe queimar no fundo). Acrescente o cacau e continue mexendo ao fogo por mais um minuto. Depois adicione o leite e bata com um liquidificador. Volte ao fogo e aqueça até quase ferver (tente deixar bem quente, mas não deixe ferver). Coloque uma colher de café solúvel em cada caneca, despeje a bebida e misture bem. Se quiser, decore com chantilly.


Texto: Alex Ramos
Foto: Reprodução/ Revista Mais Matéria

0 comentários: