Pages

Números explicam bom rendimento do Santos FC na temporada

Que o Santos FC é o clube com melhor aproveitamento (63,79%) e menos derrotas (12) entre os clubes brasileiros na temporada 2016, todos já sabem. Justamente em função disso, o centro de inteligência e analise de desempenho do clube buscou outros números que exemplificam a regularidade e o bom desempenho do Peixe no ano.

Foto: Ivan Storti / Santos FC
Passe é o fundamento mais trabalhado por Dorival Júnior
A equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior é a melhor, ou está entre as quatro melhores equipes em oito aspectos analisados pelos profissionais da comissão técnica do Peixe, com base no Instat Football, software utilizado pelo clube para medir o desempenho dos atletas e do time, como um todo, no Campeonato Brasileiro deste ano. Nos quesitos posse de bola, tempo de troca de passes em uma ação ofensiva e passes para finalizações, o Peixe lidera.

No fundamento do passe, o Santos tem o melhor aproveitamento, ao lado do Corinthians. É o terceiro colocado nas disputas de bolas aéreas. Tem também a quarta colocação nas disputas corporais e na quantidade de gols marcados em jogadas de bola parada, além de ser a segunda equipe que menos sofreu tentos dessa forma. “É uma evolução muito grande. No inicio, buscávamos isso, uma melhora no aproveitamento dos passes, que consequentemente aumentaria a nossa posse de bola e alinhando tudo isso com uma chegada forte no gol do adversário. Todos os trabalhos, desde a pré-temporada foram voltados para isso. No ano passado, tínhamos 75% de aproveitamento no passe, hoje, temos 85%”, destaca o auxiliar técnico, Lucas Silvestre.

No aspecto individual, o Peixe também tem destaques. Victor Ferraz, com 1.549 e Renato, com 1.547 passes certos, estão entre os três jogadores com maior número e melhor aproveitamento de passes no Brasileirão. Já Lucas Lima é o atleta que mais deixa os companheiros em condição de concluir. Até o momento, foram 55 passes para finalizações.

O comandante Dorival Júnior, que está no clube há um ano e três meses, credita esse bom desempenho ao tempo de trabalho à frente do time: “Tudo é uma sequência de trabalho. Só agora você começa a ter uma ideia do quanto evoluímos, e o quanto ainda precisamos evoluir. Conseguimos detectar todos os problemas e iniciar um processo de recuperação, com soluções. O Santos FC está caminhando, se preparando para alcançar resultados ainda melhores do que os obtidos até o momento, que já considero bom. Com o surgimento de novos jogadores, crescimento do grupo como um todo, mostramos amadurecimento e regularidade dentro da temporada”, disse o treinador.


0 comentários: