Pages

Seu cachorro tem dor na coluna? Saiba o que fazer



Dor na coluna é um sintoma muito comum em cães e tem os mesmos altos índices de incidência do que nos humanos. Existem raças mais propícias a apresentar o problema como dachshund, beagles, yorkshires, boston terrier, bulldog francês, pastor alemão e cães gigantes.

Os sinais - Quando o cão passa a evitar subir em móveis, escadas ou outros locais que antes costumava escalar, pode ser um indício de que está sentindo dor. Os donos também precisam prestar atenção no comportamento durante os passeios: parar, sentar, querer retornar pra casa ou até mesmo se recusar a sair podem significar a mesma coisa. Nos casos mais avançados, eles começam a mancar, o que é bem sério.

Idade avançada, sobrepeso e excesso de atividade física estão entre os desencadeadores do problema. Subir em uma cama alta dando impulso várias vezes ao dia por um determinado período de tempo, por exemplo, pode extenuar o animal. Existem casos drásticos, em que o dono está brincando com o cão e ele fica paralisado. 

O veterinário faz uma avaliação neurológica minuciosa para entender qual o tratamento mais indicado para cada paciente. Às vezes, é necessária uma tomografia para fechar o diagnóstico com maior certeza. 

Como tratar?

As técnicas para aliviar a dor nas costas no cachorro se aproximam muito daquelas utilizadas conosco. Além da medicação (analgésicos e anti-inflamatórios), os veterinários hoje podem optar pela acupuntura, fisioterapia ou em último caso, cirurgia de urgência para tratamento. Nesse último caso, a recuperação exige muita paciência e persistência.

0 comentários: