Pages

5 dicas para tirar de letra as dinâmicas de grupo


Grande parte dos processos seletivos por uma vaga de emprego, estágio ou trainee envolvem a dinâmica de grupo como uma ferramenta para identificar os os candidatos mais em sintonia com o perfil da contratante.

Elas utilizam métodos variados que vão de bate-papos, brincadeiras, desenvolvimento de projetos e até dramatizações.  Tudo acompanhado de perto pelo recrutador, que observa o perfil psicológico de cada participante em situações parecidas ao ambiente de trabalho, além de destacar os mais criativos.
Confira cinco dicas de especialistas para ter sucesso nesta fase tão temida pelos candidatos:

1- Conheça seus pontos fortes e fracos

Segundo Rodrigo Collino, coach profissional da SBCoaching, o autoconhecimento e atitude mental positiva são as palavras de ordem para o êxito, tanto na dinâmica quanto na carreira. “Você lida melhor quando reflete sobre si mesmo e analisa seus pontos fortes. Mostre que é capaz de passar por cima de qualquer obstáculo com autenticidade e segurança”.

2- Seja participativo

A diretora do Espaço Santista Recursos Humanos, Rita Zaher, diz que o momento é de mostrar interesse nas atividades propostas e aproveitar para se destacar no processo. “Não queira ser o bonzão. Isso irrita o avaliador e os demais candidatos. Apareça com honestidade e cordialidade”.

3- Tenha um bom relacionamento com o grupo 

“Saiba trabalhar em equipe. As empresas mais do que nunca contratam pessoas capazes de construir e manter relacionamentos”, explica Collino. Caso você possua perfil de liderança, assuma-o dentro do grupo. Porém, antes de tomar qualquer atitude, observe e escute todos, salienta Rita. Ela também alerta sobre a abordagem de temas polêmicos na dinâmica: “respeite as opiniões e defenda suas ideias sem ser agressivo”.

4- Pesquise a missão e os valores da empresa

“A escolha pela vaga é mútua, tanto sua quanto da empresa que quer contratar alguém com seu perfil. Se o contratante percebe que a pessoa tem a química necessária, o casamento é perfeito”, afirma Collino.

5- Seja você mesmo 

Rita orienta aos candidatos que não assumam personagens e mantenham uma postura o mais natural possível. “Todos querem vender seu peixe. Nunca finja ser o que não é, porque ao ser contratado não conseguirá sustentar a máscara”.

0 comentários: