Pages

CVV, um amigo oculto

CVV de Santos atende mais de 16 mil pessoas por ano (Foto: Leonardo Barbosa)

Ser ouvido faz muita diferença na vida de uma pessoa? Ao longo dos anos, o trabalho do Centro de Valorização da Vida, o CVV, vem provando que sim. Fundada em 1962, a ONG oferece apoio emocional a pessoas que sentem a necessidade de conversar de forma aberta e sem julgamentos. Além do telefone, o atendimento por chat e Skype já é uma realidade nos 68 postos espalhados pelo Brasil. Todos ficam 24 horas no ar.

Quem liga não precisa se identificar, o que ajuda para que este tipo de serviço tenha procura. O porta-voz do posto de atendimento santista, Renato Caetano de Jesus, que é voluntário há 33 anos, conta como é realizado o trabalho:

"Quando se fala em ouvir, a impressão que a maioria das pessoas têm é que ficamos mudos durante a maior parte do tempo, mas não, existe a conversa. O que foi percebido é que a necessidade que as pessoas têm de falar é muito grande. Às vezes, ficamos de 20 a 25 minutos, em uma boa parte da conversa, onde não falamos exatamente nada, e é porque não precisamos".

Para se tornar um voluntário do CVV é preciso ter completado a maioridade. O posto de Santos, atualmente, atende mais de 16 mil pessoas por ano, tendo a média de 1,3 mil ligações por mês.

CONTATO
O CVV Santos fica localizado na Rua Campos Melo, 189, no bairro Vila Mathias, atende no 13 3234-4111. Já o 141 é utilizado para todo o País. Ambos funcionam 24 horas. Também pode-se entrar em contato através do site, seja pelo chat ou por Skype.

0 comentários: