Pages

Quebrando barreiras: como tornar o celular mais amigável para os idosos?


Por Lucas Campos

Estudo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que cerca de 20% dos idosos brasileiros já têm acesso à internet e o número de pessoas com mais de 50 anos conectadas na web aumentou cerca de 222,3% entre 2005 e 2011, ou seja, num período de apenas seis anos, 5,6 milhões de idosos passaram a acessar a rede mundial de forma regular. E o crescimento não para! No Facebook, a mídia social preferida entre os idosos com mais de 65, o crescimento foi de 10% no último ano, e já alcança 45% dos que usam a internet com essa idade.

E essa é uma tendência mundial! Os maiores de 65 anos integram o grupo que mais cresceu nas redes sociais nos Estados Unidos, incluindo Facebook e Twitter. Agora, portanto, os jovens não só compartilham o espaço virtual com seus pais e tios, mas também com seus avós.




Mas por que estar na internet faz bem?
Idosos mais conectados estão também mais próximos dos familiares e amigos que moram longe. Pela Internet eles podem viajar, ver fotos, pesquisar lugares que querem conhecer, e não precisam sair de casa para fazer coisas básicas como comprar um remédio ou pedir comida. A mente sempre ativa reduz as chances de depressão e transtornos de ansiedade.

Um dos incentivos para que os idosos percam o medo e superem seus limites, se aventurando no mundo virtual, está mais perto do que todos pensam: na própria família. Ver netos e outras pessoas mais jovens usando computadores, tablets e celulares, com interesse em apresentar algo desconhecido para eles é fundamental.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para tornar o smartphone do seu vovô ou da sua vovó mais acessível.

Assistentes pessoais
As assistentes pessoais do Google e da Apple podem ser de ótima ajuda para os idosos. Isso porque elas conseguem responder perguntas relevantes, como “Quem me ligou?” ou “Alguma ligação perdida?”. E mais: é possível pedir para agendar compromissos, inserir alarmes, entre outras tarefas. Veja como fazer no seu Android:



Para habilitar a Siri no iOS, siga o trajeto: Ajustes > Siri e Busca.

Tamanho da letra
Para aumentar a letra das mensagens, agenda de contato, e outros aplicativos do celular, basta acessar as configurações do smartphone e escolher o tamanho adequado. No Android, siga o caminho:


Já os proprietários de iOS devem ir até Ajustes e clicar em Acessibilidade. Depois, selecione Texto Maior e escolha um padrão melhor.

Mecanismo de leitura
Um recurso dos smartphones “lê” em voz alta os textos de mensagens e sites, e outros aplicativos habilitados. Para ativar o recurso no Android, acesse:


No iOS, basta seguir o caminho: Ajustes > Geral > Acessibilidade > Fala > Falar Conteúdo da Tela.

Frases prontas
Digitar letra por letra no celular pode ser bastante demorado. É possível, porém, criar atalhos para frases inteiras que são usadas com frequência nas conversas. Entre elas: “Olá, tudo bem?” e “Ligue mais tarde, estou ocupado”. Para disponibilizar os temos no Android:


No iOS, acesse: Ajustes > Geral > Teclado > Substituição de Texto.

Favoritar contatos
É sempre bom ter a lista de amigos e familiares à mão, com o acesso rápido e fácil. Então, saiba que é possível escolher seus favoritos e deixá-los na tela inicial. No sistema Android:


No sistema IOS, abra o aplicativo de telefone > na aba Favoritos, toque sobre o botão “+” para acessar todos os contatos da agenda do aparelho > toque sobre o contato que deseja inserir como favorito > selecione a opção “celular” ou “casa”, para adicionar o número desejado.


0 comentários: