Por Josiane Rodrigues
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Foto:Tiago Leite |
Mala pronta e automóvel checado é hora de pegar a estrada. A ansiedade em chegar logo ao destino escolhido faz com que muitas vezes o motorista exceda o limite de velocidade estabelecido. Falando nisso, você sabe como surgiram tais limites?
O Reino Unido foi o
primeiro país a impor o limite de 16 km/h. Na época, a maioria dos
veículos eram movidos a vapor. Apesar dos poucos automóveis nas ruas, os acidentes
repetiam-se com frequência. Então, em 1865 o limite foi reduzido para 6 km/h na
estrada e para apenas 3 km/h nas vias locais. Era obrigatório que um
homem agitando uma bandeira vermelha, ou uma lanterna, fosse à frente dos
veículos para avisar os peões e os cavaleiros da aproximação dos veículos motorizados.
Primeira
punição
A primeira multa por
excesso de velocidade, lavrada em janeiro de 1896, no estado de Michigan (EUA).
O britânico Walter Arnold conduzia o carro sem a bandeira vermelha e numa velocidade
de 13 km/h. Ou seja, quase quatro vezes mais que o limite máximo então
permitido (3km/h). Arnold foi autuado por um policial de bicicleta e obrigado a
paga multa de um xelim, equivalente hoje a R$0,25 centavos, e mais custos.
Após a façanha de
Arnold, a obrigatoriedade de circular com a
bandeira vermelha foram extintos e o limite foi ajustado para 23 km/h, o que animou os poucos proprietários de automóveis a organizarem uma corrida, que
ficou conhecida como “Emancipation Race”, ou “Corrida da Emancipação”. Nela, Walter
Arnold foi homenageado com uma medalha de ouro.
No
Brasil
Em 1897, após a
Revolução Industrial, o primeiro carro chegou ao Brasil, importado da França. O
dono era o ativista José do Patrocínio, que um dia emprestou o veículo para o
poeta Olavo Bilac, no Rio de Janeiro, provocando o primeiro acidente de
trânsito brasileiro. Bilac não sabia dirigir e bateu numa árvore ao perder o
controle do automóvel.
Com o avanço na
importação de veículos, o poder p
O primeiro Código
Nacional de Trânsito foi instituído em 1941, porém durou apenas oito meses, sendo
revogado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), e os Conselhos Regionais
de Trânsito (CRT), nas capitais dos Estados.
O segundo Código
Nacional de Trânsito ficou em vigor até 1966, quando foi substituído pela Lei
n. 5.108/66, composta de 131 artigos e que durou 31 anos até a aprovação do
atual Código de Trânsito Brasileiro, de 1997.
As regras básicas de
trânsito são estabelecidas por um tratado internacional sob a autoridade das
Nações Unidas, a Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário, de 1988. Nem
todos os países seguem a convenção de Viena e dentre os que seguem podem
ocorrer algumas variações no regulamento.
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