O
segmento do empreendedorismo no Brasil está crescendo rápido. Em pesquisa
realizada pelo SEBRAE em 2015, o índice de pessoas que investiram em algum
negócio próprio já era de 39,3%. Em 2019, esse número deve aumentar, porque há
muitos setores da economia que estão em recuperação. Se você quer ser empreendedor, mas está em
dúvida no que aplicar seu dinheiro, continue lendo a matéria, que a seguir
listaremos alguns negócios promissores para este ano que virá.
Mesmo
com a crise financeira que o país está enfrentando, ainda há alguns mercados
que não sentem tanto esse abalo. Por exemplo, no segmento do vestuário, que está
sempre se reinventando, as vendas continuam crescendo. Por isso, o ramo do
vestuário é a quarta maior economia do mundo, movimentando cerca de U$ 45
bilhões/ ano.
Essas
características atraíram a administradora Nathalia Figueira, que escolheu abrir
seu negócio na área. “Sempre fui interessada no mundo de catálogos e desfiles e
cheguei a fazer alguns trabalhos como modelo também”, comenta a profissional,
que começou a empreender ainda na faculdade, vendendo roupas, escolhidas
pessoalmente, para familiares e amigas.
A partir
daí, viu que o campo da moda poderia trazer ganhos. “Peguei gosto pela moda
feminina e pelas vendas. Era cada vez maior o número de pessoas interessadas”,
diz. Hoje, a administradora mantêm a loja física “Figueira Chic” no coração do
Gonzaga, em Santos.
Além de
investir em moda, o empreendedor poderá achar uma saída em um negócio no ramo
alimentício, como food trucks. Mesmo
sendo uma área já utilizada em diversas cidades, a pessoa pode usar da
criatividade em seu negócio, como aponta o empresário Paulo Ramos, especialista
em Planejamento Estratégico.
“Para
haver sucesso, o empreendedor deve fugir de comidas gordurosas, porque há
demais no mercado. E investir na especialização de poucos produtos, porém,
inovadores. Como sucos diferenciados, que atraiam pessoas voltadas para a
alimentação saudável”, explica o especialista.
Há
também um vasto campo no mundo digital, seja na montagem de uma loja digital ou
na comercialização de produtos disponibilizando pela internet.
Um dos
serviços que mais atraem pessoas é o marketplace,
onde são conectados empreendedores e seus produtos com o público em geral. “Nesse
espaço, todos podem comprar e vender, mas esse conceito se aplica mais em sites
de grandes redes de varejo”, comenta Ramos. No Brasil, as maiores redes de
varejo que utilizam o marketplace são
a Mercado Livre, a CNOVA (que integra o e-commerce do Extra e Casas Bahia); e a
B2W, que abrange os canais do Submarino, Americanas e Shoptime.
Sendo
assim, não importa qual segmento escolha, o empreendedorismo é uma forma de
começar um trabalho novo, que pode resultar em uma carreira bem sucedida. Vá em
frente com a sua ideia!
Texto: Victoria Capaldo
Foto: Divulgação
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