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Empreendedorismo em todas as áreas: inovação é o que conquista




O segmento do empreendedorismo no Brasil está crescendo rápido. Em pesquisa realizada pelo SEBRAE em 2015, o índice de pessoas que investiram em algum negócio próprio já era de 39,3%. Em 2019, esse número deve aumentar, porque há muitos setores da economia que estão em recuperação.  Se você quer ser empreendedor, mas está em dúvida no que aplicar seu dinheiro, continue lendo a matéria, que a seguir listaremos alguns negócios promissores para este ano que virá.

Mesmo com a crise financeira que o país está enfrentando, ainda há alguns mercados que não sentem tanto esse abalo. Por exemplo, no segmento do vestuário, que está sempre se reinventando, as vendas continuam crescendo. Por isso, o ramo do vestuário é a quarta maior economia do mundo, movimentando cerca de U$ 45 bilhões/ ano.

Essas características atraíram a administradora Nathalia Figueira, que escolheu abrir seu negócio na área. “Sempre fui interessada no mundo de catálogos e desfiles e cheguei a fazer alguns trabalhos como modelo também”, comenta a profissional, que começou a empreender ainda na faculdade, vendendo roupas, escolhidas pessoalmente, para familiares e amigas.

A partir daí, viu que o campo da moda poderia trazer ganhos. “Peguei gosto pela moda feminina e pelas vendas. Era cada vez maior o número de pessoas interessadas”, diz. Hoje, a administradora mantêm a loja física “Figueira Chic” no coração do Gonzaga, em Santos.

Além de investir em moda, o empreendedor poderá achar uma saída em um negócio no ramo alimentício, como food trucks. Mesmo sendo uma área já utilizada em diversas cidades, a pessoa pode usar da criatividade em seu negócio, como aponta o empresário Paulo Ramos, especialista em Planejamento Estratégico.

“Para haver sucesso, o empreendedor deve fugir de comidas gordurosas, porque há demais no mercado. E investir na especialização de poucos produtos, porém, inovadores. Como sucos diferenciados, que atraiam pessoas voltadas para a alimentação saudável”, explica o especialista.
Há também um vasto campo no mundo digital, seja na montagem de uma loja digital ou na comercialização de produtos disponibilizando pela internet.

Um dos serviços que mais atraem pessoas é o marketplace, onde são conectados empreendedores e seus produtos com o público em geral. “Nesse espaço, todos podem comprar e vender, mas esse conceito se aplica mais em sites de grandes redes de varejo”, comenta Ramos. No Brasil, as maiores redes de varejo que utilizam o marketplace são a Mercado Livre, a CNOVA (que integra o e-commerce do Extra e Casas Bahia); e a B2W, que abrange os canais do Submarino, Americanas e Shoptime.

Sendo assim, não importa qual segmento escolha, o empreendedorismo é uma forma de começar um trabalho novo, que pode resultar em uma carreira bem sucedida. Vá em frente com a sua ideia!

Texto: Victoria Capaldo
Foto: Divulgação 


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