Para expandir os limites da criatividade uma boa técnica é explorar o lado direito do cérebro. É ali que reside o nosso potencial imaginativo, que precisa ser provocado a dar as melhores respostas. Acostumada a “dialogar” com seu hemisfério direito para tirar dele sugestões para suas obras, a designer gráfica e professora da UNISANTA, Márcia Okida, dá cinco dicas que podem ajudar aqueles que sofrem do temível bloqueio criativo:
1. Tudo o que você faz normalmente, desde a hora em que acorda até dormir, se fizer diferente do usual, você já estará estimulando a criatividade. “É sair da zona de conforto”.
2. Se você se obrigar a mexer com cores, apenas rabiscar e enxergá-las, faz seu lado direito do cérebro funcionar. É uma boa ideia fazer isso antes de iniciar qualquer processo. “Faça bolinhas ou riscos olhando as cores e pensando na matéria que você deve escrever”.
3. Tanto com cores ou textos, quando você se obriga a escrever algo sobre amor e depois sobre ódio, ou usar cores opostas, no caso, vermelho e verde, azul e laranja e violeta e amarelo, é o que se chama de 100% de comunicação. “Assim, você consegue trabalhar 100% o lado direito do seu cérebro”.
4. A autocrítica é o lado esquerdo, onde fica a razão, e se você usar muito essa parte, todas as suas criações podem esbarrar nos limites da sua censura. “A autocrítica é seu pior inimigo”.
5. Quando precisamos mostrar um projeto, muitas vezes tentamos sair do comum e acabamos extrapolando. Algumas vezes o óbvio pode ser a melhor forma de ser criativo. “Se fizer coisas que exigem muito, talvez alguém acabe pensando igual, mas as pessoas têm medo de fazer o óbvio porque acham que será tosco e ninguém gostará”.
Texto: Andressa Aricieri
Foto: Divulgação
Texto: Andressa Aricieri
Foto: Divulgação
0 comentários: