Por Pedro Venchiarutti
Muita gente conhece ou até mesmo já foi submetida a uma abordagem policial. O que não é nenhum problema, afinal a polícia está nas ruas justamente para evitar crimes. O problema é quando as autoridades passam do ponto e chegam a praticar abusos, como agressões físicas e traumas psicológicos.
Segundo o delegado da Corregedoria da Polícia Civil de Santos, Marcelo Gomes, 38, tanto os policiais civis quanto os militares são treinados para realizar uma abordagem, além de uma cartilha de como devem proceder. Em primeiro lugar, de acordo com o delegado, para abordar alguém, é preciso haver uma forte suspeita de sua participação em algum crime.
O policial reconhece que há exageros em certos casos. “A lei do abuso de autoridade é muito antiga, deveria ser atualizada e prevê penas baixas, que são de 10 dias a seis meses. É comum os policiais se excederem na abordagem, pois cada local possui um público diferente e o policial precisa de muito jogo de cintura para lidar com todos. Infelizmente acabam ocorrendo muitas agressões”. Conheça seus direitos no quadro acima e veja quais são os limites dessa abordagem.
0 comentários: