Pages

Amigo? #sqn

Por Victória Capaldo


Existem limites para quase tudo, até mesmo para os relacionamentos. Além dos laços familiares, outro sentimento muito forte faz parte da vida das pessoas: a amizade. Mas será que existe um limite de doação, entrega, atenção e respeito quando se fala nesse tema?

Segundo Mario Rodrigues, psicólogo, pedagogo e diretor da metodologia PAR (Psicologia de Alto Rendimento), esse relacionamento ‘não possui características romântico- sexuais, mas envolve conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade entre as pessoas’.

 Mario comenta que a amizade pode ter como origem um instinto de sobrevivência, com a necessidade de se proteger e ser protegido. E ela pode surgir por interesses de pessoas sobre o mesmo tema ou apenas que gostam de partilhar momentos juntos.

Apenas se conhece o limite de uma amizade pela convivência que uma pessoa é capaz de manter com a outra, assim, seus gostos, jeitos, pensamentos e atitudes são demonstrados aos outros, no passar dos dias. O limite é intransferível e pessoal. Uma pessoa consegue ajudar a outra dentro de suas possibilidades.“É sempre bom enfatizar que, às vezes, o melhor é deixar a pessoa conquistar por si só”, diz Rodrigues. Logo, apesar do lado amigo de cada um enfatizar o companheirismo, nem sempre é possível resolver o problema alheio. 

0 comentários: