Por Larissa Arruda
1- Em qualquer conversa cotidiana, ele (a) faz você sentir que está sempre errada
Quando falamos de relacionamento abusivo, é comum pensarmos em violência física. Mas ela não é a única. Nesse caso, temos o abuso moral, começando pela humilhação e vergonha que a vítima sofre dentro do relacionamento. Até mesmo em uma simples conversa sem discussão, seu parceiro(a) distorce os fatos a ponto de fazer o outro acreditar que é o errado na história.
2- Ele (a) se acha no direito de controlar suas escolhas e sua vida pessoal
Pode ser que o parceiro ou parceira não goste das suas amizades, da forma como você se veste, ou até mesmo da maneira que você interage com as pessoas. Ele (a) sempre vai achar um motivo para fazer com que você se sinta culpada e não perceba o ciúme doentio e a possessividade, que são características de um relacionamento abusivo.
3- Ele (a) sempre acha que você está escondendo algo
Pode até parecer uma simples insegurança, até porque ele (a) sempre acredita que você está escondendo algo. Mas, não é bem assim. O fato do abusador (a) permanecer com isso em mente, torna o relacionamento uma prisão. O parceiro (a) vira vítima e entra num ciclo de desconfianças e que não é nada saudável.
4- Age de forma agressiva ou violenta, mas toda vez promete que aquilo não vai se repetir
Na briga, ele (a) age com agressividade, grita e faz com que tudo que está acontecendo se torne culpa sua. Logo depois ele(a) se mostrará arrependido, promete que vai mudar, mas acredite: isso nunca mudará.
5- Você sente que precisa pedir permissão para sair sozinha
Se o seu parceiro (a) parece um GPS atrás de você e manda mensagens constantes, cuidado. Essa preocupação em saber onde você está, faz com que você se sinta na obrigação de pedir permissão para sair, o que não é nada saudável.
0 comentários: