Pages

Vários cenários, um único nascimento

Por Esther Zancan


Exposição de presépios na Igreja Santo Antônio do Valongo vai até janeiro




É...O Natal já passou. Mas, quem passeia pelas ruas do Valongo, em Santos, tem até dia 28 de janeiro, a oportunidade de visitar a tradicional exposição de presépios da Igreja Santo Antônio do Valongo.
Em sua 24ª edição, a exposição conta com mais de trinta presépios confeccionados nos mais diversos materiais, desde os mais tradicionais, até os mais inusitados, como lâmpadas queimadas, chocolate e os tão famosos Playmobils.
A entrada é franca. O horário de funcionamento é das 10h às 18h30, de terça à domingo. Ela fica em uma sala dentro da Igreja, com a simpática recepção do frei angolano Kanga Manuel. O endereço do santuário é Lardo Marquês de Monte Alegre, nº 13 – Valongo, em frente ao Museu Pelé.


Origem da tradição

O primeiro presépio da história foi criado em 1223 por São Francisco de Assis com a intenção de facilitar a compreensão do nascimento de Jesus. O termo presépio vem do latim Praesaepe, que significa estrebaria ou curral. No Brasil a tradição nasce em 1552, por obra do padre jesuíta José de Anchieta, que apresentou a cena da natividade aos índios e colonos portugueses.





0 comentários: