Pages

Google desenvolve máquinas de Inteligência Artificial capazes de conversar em segredo



Máquinas com inteligência artificial que se comunicam secretamente entre sí não fazem mais parte somente dos filmes de ficção. Recentemente, em um projeto desenvolvido pela equipe do Google Brain (laboratório dedicado à IA e Deep Learning da empresa), duas inteligências artificias foram capazes de desenvolver um algorítimo criptográfico próprio. Isso fez com que as mensagens trocadas entre eles fossem protegidas de uma terceira IA que estava tentando quebrar os códigos.

As redes neurais, nomeadas de Alice, Bob e Eve, foram designadas a uma tarefa. A primeira teria que enviar uma mensagem para o segundo enquanto a terceira tentaria decifrar o conteúdo. Alice, então, teve que desenvolver algo que Eve não conseguisse decifrar, ao mesmo tempo em que fosse compreensível para Bob.

Um fato importante é que essas redes neurais não tinham nenhum conhecimento prévio sobre os métodos de criptografia. Elas criaram sozinhas uma maneira de manter suas mensagens secretas. Algo curioso é que nem os próprios pesquisadores puderam entender o conteúdo das mensagens trocadas entre as máquinas.

O trabalho só obteve sucesso após 15 mil tentativas. Em muitas das vezes Bob não conseguia interpretar a mensagem de Alice e em outras, Eve mostrava uma mensagem que não tinha nada a ver com o conteúdo original.

Segundo os pesquisadores do Google Brain a Inteligência Artificial pode ainda não ser excelente em quebra de códigos, mas que com o tempo pode se transformar em uma poderosa ferramenta na análise de tráfego e metadados.


Para ler o artigo completo acesse este link.

0 comentários: